
Se pudesses viver até aos 100 anos estarias interessada? Não os 100 velhos e doentes anos mas são 100 anos vibrantes e saudáveis. Uma vida mais longa e saudável. Pode não estar assim tão distante…
Este é um pequeno diário da viagem que fiz a Igelösa, o “berço” da Wellness by Oriflame, a gama de produtos de nutrição e bem-estar da Oriflame.
Nem sempre é fácil começar estas viagens. Sim, já sei o que estás a pensar mas acordar às 4h00 para apanhar o voo do Porto para Lisboa não é pêra doce. Com sono, claro, mas ao mesmo tempo sentia aquela excitação que me fez levantar da cama, apesar das míseras 2 horas mal dormidas daquela noite.
Outra coisa complicada destas andanças é fazer a mala.

Entre aeroportos, eram 14h00 quando chegamos ao Aeroporto de Copenhaga, na Dinamarca, onde a equipa portuguesa se encontrou com congénere de Espanha que venceu o desafio Wellness.
Foi nessa altura que conhecemos Gabriel. É brasileiro e trabalha na equipa internacional da Wellness.
Apesar de não levarmos uma bandeira mas não teve dúvidas sobre quem éramos. “São da Oriflame?”, perguntou mais por cortesia do que por ter alguma dúvida.
Ser Oriflame é algo que se nota à distância.
Apanhamos o comboio que liga Copenhaga a Lund, numa curta viagem de 35 minutos, embalada por um percurso sóbrio.
Lund é uma cidade no sul da Suécia que poderíamos chamar de Coimbra da Escandinávia, porque é onde se situa uma das universidades mais cotadas do planeta. É a 92ª do mundo e a universidade melhor classificada da Suécia.

Predominantemente estudantil é considerada como a mais antiga cidade da Suécia. Reza a história que foi fundada em 990. Ainda Portugal não era Portugal.
As bicicletas de um estilo de vida
É uma cidade pequena onde facilmente se percebe que os transportes públicos e a bicicleta são a forma mais fácil de ir de um sítio para outro.
Há mesmo “parques de estacionamento de bicicletas” e percebe-se que, desde pequeninos, as pessoas são habituadas a privilegiar este tipo de meio de transporte, faça chuva ou faça sol.
Estava frio… bastante! Em Lisboa estavam uns agradáveis 30 graus, fazendo com que a diferença mínima de temperatura para com a Suécia nos colocasse a tremer e a procurar conforto num casaco bem apertado.
Com o minibus à nossa espera, lá se foi o passeio que tentamos fazer. Os horários são para cumprir.
O destino era o Barsebäck Resort. Seria a nossa casa nos dias seguintes. Uma casa com 2 quartos, uma cozinha pequenina, uma sala, uma casa de banho e um terraço pitoresco.

Foi onde ficamos as 3 portuguesas vencedoras do desafio Wellness by Oriflame.
Entendemo-nos muito bem. O alojamento era simples e sóbrio, mesmo ao estilo IKEA. Nada de grandes luxos, tudo prático, confortável e quentinho.

Um centro para as ciências da vida
O dia seguinte começou bem cedo, às 6h30 em ponto.
O destino? Igelösa, o centro de ciências da vida, intimamente relacionado com a Universidade de Lund, onde trabalham os cientistas responsáveis pela Wellness by Oriflame. Um dos vértices para uma vida mais longa e saudável. Mas sobre isso falaremos já a seguir.
Após a receção oficial, começamos com uma visita guiada pelas instalações, liderada por Matt Pohl.
Matt também tem uma história ligada à Wellness.
Visitou Igelösa pela primeira vez em 2007. Tinha 27 anos e pesava mais de 150 kg. Tornou-se paciente do Dr. Stig Steen e após algumas mudanças, começou a ser mais saudável.
Entre as mudanças que realizou esteve o consumo diário do batido Natural Balance (que estava a ser desenvolvido na altura). Mas também mudou a sua dieta, começou a comer mais legumes e a caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia. Nos primeiros 9 meses perdeu 45 kg. Um feito notável.
Acabou por ficar em Igelösa como cozinheiro. E atesta, na primeira pessoa, os resultados que obteve.
O primeiro local que nos mostraram foi uma zona da casa onde o Papa Francisco ficou hospedado. Em Outubro de 2016, o Papa visitou a Suécia e quis ficar hospedado em Igelösa, num quarto simples e sem luxos. Soubemos que foram dias engraçados. A habitual tranquilidade de Igelosa foi tomada por uns quantos (muitos) polícias, guarda do Vaticano, jornalistas, entre outras pessoas.
O Papa quis conhecer o Dr. Stig Steen, saber o que lá se faz e conviveu com os funcionários. No final da visita, chamou todos os funcionários e cumprimentou-os um a um, para lhes agradecer o cuidado, acabando por oferecer uma obra de arte.
É engraçado que todos aqueles especialistas que nós só conhecíamos do GUIA DOS PRODUTOS WELLNESS andavam por ali, pelos corredores, na sua tranquilidade. O local é mesmo inspirador.

As dúvidas da nutrição
Num dos corredores existem fotografias de médicos e cientistas de todo o mundo que já passaram por lá e que, de alguma forma, se formaram ali e contribuíram também para o Centro.
Os cientistas viajam até Igelösa, de todas as partes do mundo, para aprender sobre novas terapias que estão a ser desenvolvidas neste local.
Durante as visitas, os investigadores podem ficar no centro e fazer todas as refeições no refeitório, juntamente com os pacientes e funcionários. Podem tornar-se parte desta comunidade.
Depois de conhecermos os cantos à casa, foi o momento do FIKA (coffee-break) e o início da formação com a Dra. Elisabet Nordström, Doutora em Medicina Cientista Global de Wellness, sobre Comunicação e Benefícios Wellness.
Falou de nutrição. A responder a questões como:
- Porquê eu? (Quando falamos a alguém que deve tomar suplementos, o normal é as pessoas dizerem isto, não é?),
- Porquê tomar suplementos?
- Porquê a Wellness By Oriflame?
Compreendemos os défices de nutrientes que afetam toda as pessoas, quer seja pelo estilo de vida que levam, quer seja pelos hábitos alimentares.
Como sabes, as nossas células precisam de nutrientes. Todo o nosso corpo é feito de células e, se não as alimentarmos corretamente, elas não conseguem desempenhar bem as suas funções.
Portanto, precisamos de nutrientes para alimentar as células desde a ponta do cabelo até à ponta do pé.
O que a Oriflame criou são suplementos mas não são medicamentos. Tomar um suplemento não se destina a curar uma doença, mas sim trabalhar para a prevenir. No fundo ajudam-te a poderes pensar em ter uma vida mais longa e saudável.
A esperança média de vida é cada vez mais alta, mas a verdade é que as pessoas passam muitos anos doentes (cerca de 10).
A ideia e objetivo da Wellness é que as pessoas vivam cada vez mais, mas de forma saudável e com qualidade.
Como uma espécie de seguro de vida.
Porquê tomar suplementos?
Porque o nosso estilo de vida faz com que existam falhas (gaps) de nutrientes. A falta de nutrientes, com tempo, pode levar-nos a ter doenças crónicas, doenças de coração, até mesmo ao cancro.
Tomar estes suplementos ajuda-nos a reforçar o sistema imunitário, melhora os músculos, as articulações, a pele.
Foi-nos apresentado também um novo produto da Wellness, o suplemento de cálcio marinho e vitamina D.

Terá 250 mg. de cálcio por porção, ou seja 31% das nossas necessidades diárias de cálcio ficam asseguradas.
A origem do cálcio é 100% natural de uma alga marinha dos mares nórdicos (Aquamin) e irá ajudar imenso na saúde dos ossos e articulações.
Além disso, é enriquecido com Vitamina D para facilitar a absorção do cálcio. Terá mais vitamina D do que 5 copos de leite. Estará à venda no próximo ano.
Depois tivemos um almoço super saudável, produzido pelo Matt e a sua equipa, complementado por um passeio breve por uma extensa área verde, com relva bem tratada, iluminada por uma nesga de sol, que ajudou a relaxar por uns momentos.
Produtos seguros e de confiança
Durante a tarde, ficamos a conhecer um pouco mais sobre a história de Igelösa.
O nosso anfitrião foi o filho do Dr. Steen, que nos mostrou as invenções criadas pelo Dr. Steen e a sua equipa, sempre focados em desenvolver novos métodos e inovações clínicas em transplantação, ressuscitação cardiopulmonar e na prevenção de doenças relacionadas com o estilo de vida.
Falaram-nos ainda de transplantes de pulmões fora do corpo. Algo muito à frente…
Um dos equipamentos que o Dr. Steen inventou é o LUCAS (Lund University Cardiopulmonary Assist System).
É que é um equipamento de compressão torácica para reanimação, que é usado a cada minuto e meio em todo o mundo. Façam as contas e imaginem a quantidade de vidas que já salvou.
No final da apresentação, o filho do Dr. Steen partilhou a sua própria história: tem 3 filhos a quem, desde que começaram a comer (1 – 2 anos) começou a dar o batido, como ceia.
Eles adoram e pedem-lhe sempre “aquela bebida do avô”.
Isto só mostra:
- o quanto o produto é seguro (de outra forma não o dariam aos filhos e netos);
- e que o que vende são as nossas histórias pessoais. A partilha da nossa própria experiência tem sempre muito mais impacto.
De seguida, falarmos da astaxantina.
Um homem com uma missão
O nosso anfitrião foi o Dr. Åke Lignell. Åke desenvolveu o método de cultivo para a produção de astaxantina e é detentor de 9 patentes diferentes.
Assistimos a um workshop de cozinha saudável, onde o Matt no deu a provar alguns alimentos que ele confecionou com a fórmula proteica. O que é preciso é ter criatividade…
No final da tarde, podemos então conversar com o Professor Stig Steen. É um senhor. Ponto. É uma pessoa com imensos conhecimentos sobre nutrição, fruto de décadas a trabalhar como cirurgião de transplantes cardíacos e pulmonares, que lhe mostrou a importância de uma dieta natural e equilibrada para o bem-estar e recuperação dos seus pacientes. Além disso, é um visionário. Um homem de missões.

Confidenciou que toda a sua vida enquanto médico lidou com pacientes gravemente doentes e com os seus familiares. Durante os últimos anos, diz que teve o privilégio de conhecer assessores e funcionários Oriflame e que ficou impressionado com a generosidade e amor que encontra em todos os sítios, e de todas as pessoas.
O dia foi grande, intenso e inesquecível.
De regresso ao resort, fomos jantar num restaurante com uma vista deslumbrantes. Neste dia, chegaram também as pessoas dos países da Europa central. Portanto, o grupo cresceu bastante. E foi giro porque deu logo para perceber as diferenças: o primeiro grupo eram latinos (nós), depois chegaram os nórdicos… completamente diferentes em termos de interação. Eram 20 países a participar neste evento, o que acaba por ser muito enriquecedor também!
O dia de treino
O dia seguinte. Chamamos-lhe o dia de treino. Dia de conhecer a nova Academia Wellness com a equipa internacional da Wellness,
Aprendemos que, atendendo à enorme qualidade dos nossos produtos, temos que começar a ganhar a confiança dos consumidores no mercado dos suplementos.
Isso passa pela relação que se cria, pelo bom serviço ao cliente, com mensagens simples.
Se pudéssemos viver até aos 100 anos estarias interessado? Mas não é 100 anos velhos e doentes… são 100 anos vibrantes e saudáveis.
Há zonas do planeta onde as pessoas vivem até aos 100 ou mais e saudáveis. Como já sabemos, o envelhecimento é explicado em 20% pelo ADN e 80% pelo nosso estilo de vida.
Muitas vezes fazemos esta pergunta: Porquê eu? Se eu sou uma pessoa saudável e me sinto bem, porquê tomar suplementos?
Nos últimos 20 anos, aconteceram algumas mudanças na nossa vida:
- O nível de atividade reduziu-se drasticamente. As crianças que nasceram entre os anos 60 a 80 tinham cerca de 3 horas de atividade/dia… as crianças de hoje têm cerca de meia hora ou menos.
- A tecnologia colocou-nos em modo “ON” permanentemente. Quem dorme com o telemóvel ao lado da cama NUNCA consegue entrar em descanso profundo, o que leva a níveis de stress altíssimos.
- A alimentação mudou drasticamente, tornou-se muito pobre em nutrientes.
Como deveria ser…
Para estarmos completamente servidos de nutrientes deveríamos comer:
- 5 a 9 peças de fruta ou legumes por dia (1 kg)
- 6 a 12 doses de cereais
- 2 porções de proteína
- 3 a 5 doses de cálcio
Ou seja, para suprirmos todas estas necessidades de nutrientes, teríamos que ingerir muitas calorias e com um nível de atividade tão baixo, iríamos estar cada vez mais obesos.
Depois temos ainda a qualidade da comida. É fresca? Tem tóxicos? Tem herbicidas? Pesticidas? Hormonas? Como é em termos de densidade nutricional?
Uma série de questões que muitas vezes não ponderamos, mas que fazem toda a diferença.
Por isso, é recomendado tomar suplementos por tudo aquilo que devíamos comer e não comemos e por tudo aquilo que não deveríamos comer e comemos.
E as células precisam de nutrientes para que o nosso corpo funcione bem.
Então porquê a Wellness by Oriflame?
Os produtos da Wellness são desenvolvidos pelos melhores cientistas do mundo, seguindo rigorosos métodos de qualidade e com o rigor escandinavo.
São fáceis de tomar e de incorporar na nossa rotina diária.
O pack vai ativar todas as nossas defesas naturais e o batido constrói músculo (devido à proteína).
Além disso…
- passam por rigorosos testes de qualidade;
- obedecem a todos os padrões de qualidade do HACCP;
- têm o selo GMP (Good Manufacturing Practice) ou seja obedecem as padrões de qualidade de nível médico (tal como acontece com os medicamentos);
- os óleos de peixe têm certificado de sustentabilidade de uma Organização Não Governamental que se chama Friends of the Sea e que certifica que o impacto ambiental no ecossistema é mínimo;
- não têm organismos geneticamente modificados (NON-GMO).
As sopas têm o selo de qualidade da Vegan Society, o que significa que todos os ingredientes que as compõem são de origem vegetal.
Não existem ingredientes animais nas sopas Natural Balance.
Além dos ganhos na saúde, com a Wellness temos uma oportunidade de negócio, que pode ser desenvolvida em part-time ou full-time, fácil de aderir, obter ganhos em dinheiro, viagens e fazer parte de uma comunidade global que privilegia um estilo de vida saudável.

Foi um dia muito rico em aprendizagens. Só poderia melhorar, terminando com um jantar num local super sofisticado, para comemorar o 10º aniversário da Wellness.
Regressar com energia
Dia 3. Foi o dia de regressar.
Após o pequeno-almoço conseguimos uma “folga” de 45 minutos para passear na cidade de Lund antes de apanhar o comboio de volta a Copenhaga, na Dinamarca.

Após 15 horas entre aeroportos, estava de regresso a casa, de coração cheio, de mente efervescente e cheia de motivação e vontade para partilhar com todo o mundo esta oportunidade que a Oriflame nos dá.
Se deixares os teus medos e hesitações um pouco de lado, pode surpreender-te.
Todos somos especiais de alguma forma… tu também és! Eu não sou mais especial que tu…e se eu consegui, quem sabe se tu não serás o/a próxima pessoa a participar num evento destes? Faz. Atreve-te!