
Todas as pessoas sofrem, de vez em quando, daquele drama de “quem sou eu para falar sobre isto?”. Ou “o que é que eu sei… há quem saiba mais que eu e vou fazer figuras…”.
Olha, esta é uma limitação que te está a prejudicar de dares e receberes o teu melhor.
Este receio de não ser suficientemente bom em algo, é conhecido como o Síndroma do Impostor.
É relatado como um problema sentido por pessoas que se sentem menos qualificadas do que os outros que estão ao seu redor, mas sem uma razão aparente.
Até são boas naquilo que fazem, até têm sucesso, mas acham sempre que nunca são suficiente.
Sei do que estou a falar…
Estás bloqueada pelo síndroma do impostor?
Este síndroma pode ser aquilo que, neste momento, te está a impedir de ser assessora Oriflame, por exemplo.
Porque achas que, por muito que saibas, nunca será suficiente para te tornares assessora, para fazeres vendas, porque há quem saiba muito mais do que tu e tu vais fazer figuras tristes, não é?
E tu até usas cosméticos e até gostas, mas ainda assim… há quem perceba mais. Achas tu.
Deixa-me que te diga: se é isso que te impede, então considera resolvido.
Porquê?
Porque a forma como o negócio Oriflame está desenhado, todas as pessoas ficam associadas a um sponsor, a um chefe, a uma equipa. E não é por acaso.
O facto de teres sempre alguém a quem recorrer, dá-te segurança.

Como resolver o síndroma do impostor na Oriflame
Logicamente quando começas a representar uma empresa, a recomendar determinados produtos, não vais saber tudo sobre a empresa e sobre os produtos (especialmente em empresas como a nossa que tem cerca de 1000 produtos no seu portfolio).
“E se me fazem uma pergunta e eu não sei responder?” poderás estar a pensar…
Se te acontecer algo assim, podes dizer a quem te fez a pergunta, que estás à pouco tempo na empresa e que ainda há produtos que não dominas na totalidade. Por isso, vais recorrer à ajuda de alguém mais experiente, para dares a informação correta e encontrares a solução mais benéfica para aquela pessoa.
Entretanto, falas com a tua chefe, colocas essas questões e ela vai ajudar-te.
Para além da ajuda da CHEFE, por exemplo, na minha equipa tenho um grupo EXCLUSIVO para todos os meus assessores e chefes.
É um espaço onde todos podem colocar questões e onde rapidamente recebem respostas e opiniões úteis.
Temos também o site da Oriflame.
Na nossa área pessoal temos imensa informação e temos vários cursos de e-learning que nos ajudam a consolidar a nossa confiança.
Por isso, se é este o medo que te está a impedir de dar o passo em frente para seres Assessor Oriflame, avança.

O síndroma do impostor está a impedir-te de crescer?
O síndroma do impostor pode também ser esse o motivo que te impede a ti, que já és assessora Oriflame e que até já percebeste como a empresa funciona e que até já percebeste que há pessoas a terem um bom rendimento com esta atividade, que TE IMPEDE DE CRESCER. QUE TE IMPEDE, POR EXEMPLO, DE TE TORNARES CHEFE.
Por norma, esta síndroma do impostor acaba por andar muito de “mãos dadas” com o “perfecionismo”.
As pessoas demasiado perfecionistas acabam sempre por adiar determinadas ações, porque sentem que ainda não estão suficientemente preparadas, ou ainda não sabem o suficiente, ou ainda não são boas o suficiente.
Uma partilha pessoal…
Era eu Chefe Distrital e um Diretor de Vendas disse-me, na altura, “Sandra, você tem perfil para ir mais além. Porque ainda se mantém como Distrital?”
Respondi com várias desculpas e no fim disse “Ah também queria fazer isto e aquilo, mas ainda não sei bem como o fazer…”
Ele disse-me esta frase que até hoje me lembro:
“MAIS VALE FEITO QUE PERFEITO. FAÇA.”
Na verdade, andava sempre à procura do ideal e nunca saía do sítio porque as condições ideias nunca chegavam. O conhecimento nunca era suficiente.
A atitude nunca era a que precisava… Descobri depois que, QUANDO NOS COLOCAMOS À PROVA, arranjamos sempre forma de nos “desenrascarmos”.

O que podes fazer se achares que é o que te acontece?
Ofereço-te 3 dicas.
1. Arranja um mentor
Se te sentes insegura em relação a algum tema, que ainda não domines completamente (que é que domina tudo?) escolhe alguém que seja uma referência de sucesso nessa área que te possa aconselhar. Coloca-lhe as tuas dúvidas. Isso vai ajudar a reforçar a tua confiança.
2. Descobre os teus pontos fortes
Identifica os teus talentos, aquilo que fazes bem. Identifica aquilo que pensas, o que sentes, como te comportas. Depois de identificares esses talentos… trabalha-os.
Por exemplo: até tens um certo jeitinho para a maquilhagem… e se fizesses uma formação? Ou se visses tutoriais sobre maquilhagem? De certeza que ficarias cada vez melhor e mais confiante!
3. Faz uma lista de tuas realizações, habilidades e sucessos Sejam grandes ou pequenos. Faz a lista!
Quando achamos que nunca fizemos nada assim muito especial, e se começares a fazer essa lista, és bem capaz de perceber que, afinal, até fizeste umas quantas coisas boas.
Não fujas do caminho para o sucesso
Não evites o caminho para o sucesso só porque achas que ainda não és perfeita. Não precisas de ser. Vais-te ajustando ao que acontece à medida que as coisas te forem surgindo.
Não desmereças aquilo que já fizeste para chegar até onde chegaste. Valoriza-te
Se PERMITES UMA DICA de quem já passou por isso: ATREVE-TE!
Dá-te a ti própria o benefício da dúvida.
À medida que te vão surgindo dificuldades, vais arranjando novas formas de as resolver. Vais consolidando as tuas competências, vais crescendo e vais-te tornando cada vez mais confiante.
Neste momento, em que os rendimentos das famílias estão a sofrer abalos… é importante começares a pensar num PLANO B. Aqui na Oriflame podes construir o teu PLANO B.
Não deixes que seja este sentimento que te impeça de continuar a ajudar mais pessoas, de continuares a ajudar-te a ti próprio e à tua família.