
Quando se fala em rotina, costumamos ‘torcer’ o nariz… Associamos a palavra ‘rotina’ a algo chato, não é verdade?
Há razões para isso. A nossa tendência é para ver as rotinas como algo negativo.
A verdade é que também precisamos delas para nos facilitar a vida.
Uma das melhores coisas para quem trabalha com a venda direta, no marketing multinível, é o facto de ter liberdade para trabalhar nos horários que quiser. Mas essa liberdade tem que vir acompanhada de responsabilidade, se é que queremos atingir os objetivos a que nos propusemos.
Se acham que vão ganhar dinheiro a vender produtos por catálogo mostrando-o uma vez a uma pessoa é capaz de ser difícil.
Se queres ganhar dinheiro com vendas tens de mostrar o catálogo todos os dias, ao maior número de pessoas possível, para poder maximizar o número de oportunidades que terei de fazer vendas.
Claro que mostrar o catálogo pode ser feito de várias formas. Podemos mostrar o catálogo físico em papel, mas também podemos enviar o catálogo digital por email, por mensagem, pelo WhatsApp, enfim temos cada vez mais formas de mostrarmos ‘a nossa loja’.
Liderar equipas também envolve consistência
Se formos líderes de equipa, para além dessa atividade, existem outras associadas à gestão da própria equipa que também devem ser feitas de forma consistente. Todos os dias.
Uma das grandes vantagens é que cada vez mais as ferramentas digitais permitem-nos trabalhar em todo o lado.
Seja como for, para nos facilitar o trabalho e conseguirmos efectivamente, atingir resultados, devemos ter uma organização que nos permita isso mesmo.
É frequente que as pessoas associem esta atividade da venda direta a outras atividades profissionais que já tenham. Por exemplo, durante 7 anos, fui assessoras e chefe Oriflame enquanto era também coordenadora numa seguradora. E a maior parte dos nossos assessores é assim que faz também.
Portanto, se queremos ganhar mais dinheiro e prémios, vamos ter que arranjar forma de encaixar esta atividade no meio de outras que já tínhamos, emprego, família, etc.

Daí que, para termos sucesso e levarmos o barco a bom porto, é fundamental ter um boa organização da agenda.
Temos de ver quais são os horários que já temos preenchidos e definir, nos tempos que estão livres, aquele tempo que vamos dedicar à Oriflame. Ainda que seja só uma hora por dia. É importante identificar essa hora e cumprir o planeado.
Quando não identificamos essa hora… ela nunca chega.
Daí que estas ações de que vos vou falar agora devem ser feitas com sistemática e, no mínimo, todas as semanas. Se bem que o ideal é fazer todos os dias.
1 – Prospeção
Se a ideia é vender e ganhar um rendimento extra com as vendas por catálogo, então precisamos de ter clientes. Estamos de acordo? E, já sabemos que os mesmo clientes não nos comprar em todos os catálogos, portanto é importante que faça parte da nossa rotina, procurar clientes novos.
- Podemos colocar na nossa agenda;
- visitar locais onde possamos deixar o catálogo;
- podemos contactar as nossas atuais clientes e pedir indicação de pessoas que conheçam e possam estar interessadas em comprar os nossos produtos;
- fazer publicações nas redes sociais;
- partilhar o catálogo online com pessoas novas, etc.
No entanto, relembro que para estar na Oriflame não existe a obrigatoriedade de vender, podemos aderir apenas para comprar os produtos para nós com desconto.
2 – Acompanhar objetivos
Já falamos antes que é importante definirmos objectivos para cada catálogo.
Por exemplo, quero ganhar 60€… Já sei que preciso de vender 200€. Então precisamos de ir acompanhando o ritmo das vendas.
O catálogo tem 3 semanas de existência, então, pelo menos, deveria ter em média cerca de 70€ de vendas por semana.
Se não fizer isto, perco a noção do que está a acontecer e posso chegar ao fim do catálogo e não conseguir atingir aquilo que queria.
Por isso a importância de estabelecer metas para o catálogo: metas semanais e, se possível, metas diárias.
Sugestão: tira um bocadinho de tempo para definires quais:
- as tuas metas de prospeção de novos clientes,
- de demonstrações de produtos e de vendas.

3 -Formação
Para teres mais sucesso é importante dedicar algum tempo durante a semana para aprender.
Nós trabalhamos numa área em que, quanto mais informação tivermos, melhor.
As pessoas querem isso, querem alguém que as ajude a resolver os problemas delas… e, para isso, precisamos de ter formação sobre os produtos para sabermos quais os mais indicados para aquele problema.
Como pode ter sucesso um assessor de beleza que não saiba para que servem os produtos? Como vai falar dos produtos com convicção? Como vai fazer a melhor recomendação sem saber do que está a falar? Não é possível.
Se as pessoas quisessem decidir sozinhas, não recorriam a assessores de beleza… iam às prateleiras do supermercado e tiravam de lá o produto.
Este aconselhamento é que faz toda a diferença. É isto que fideliza os clientes e potencia as nossas vendas.
Por isso, é importante colocar na agenda tempo para estudar os produtos no site (que tem imensa informação), ver vídeos no YouTube, ler, fazer formações online, assistir aos webinares gratuitos da empresa, se possível estar presente nos lançamentos de catálogo da equipa… Tudo isto nos enriquece, dá-nos ferramentas e melhora os nossos resultados.
O importante é que o estudo faça parte da sua rotina de trabalho!

4 – Pós-venda
Outra ação importante que deve fazer parte da rotina é o pós-venda.
Vendemos uma vez? Maravilha.
Queremos vender mais vezes, temos que estar bem no pós-venda, senão o mais provável é não vendermos mais àquela pessoa.
Assim, temos de entrar em contacto com os clientes, saber o que acharam do produto, se estão a ter os resultados que esperavam, se podemos fazer algo mais por eles, etc.
Este “mimo”, esta “atenção”, é fundamental para criar laços e fidelizar clientes.
Além disso o feedback de uma pessoa pode ajudar-nos a vender a outra….
Podemos dizer “olha, por acaso tinha uma cliente que tinha imensas manchas castanhas no rosto, começou a usar a gama Bright Sublime e notou grandes melhorias. Ela está super contente com os resultados. Acredito que se funcionou bem com ela contigo também vai funcionar”. Algo do género!
Compartilhar os feedbacks positivos ajuda a vender ainda mais.

5 – Trabalhar a motivação
É importante trabalhar a nossa motivação diariamente.
Não vamos conseguir entregar-nos a esta atividade a 100% se não estivermos motivados.
Motivação é MOTIVO PARA AÇÃO.
Ou seja, saber PORQUÊ estamos a trabalhar e o que nos move.
É importante perceber esses motivos todos os dias.
Por exemplo:
- Quero conseguir ir de férias este ano;
- Quero ganhar dinheiro para pagar o ginásio;
- Quero fazer uma poupança para alguma eventualidade.
Perceber o PORQUÊ. E quanto mais bem definido for esse porquê, mas motivados andamos.
Diz-se que a motivação é como os duches, temos que tomar todos os dias.
Conclusão
Se colocarem estes itens na vossa agenda, escrevendo mesmo, alocando um determinado horário para estas atividades, tenho a certeza que terão muito melhores resultados.
Vamos a isso?