
Porque há cada vez mais pessoas interessadas em desenvolver a oportunidade de negócio Oriflame, construindo uma equipa de assessoras de beleza, hoje decidi trazer aqui este tema.
Há algo que me perguntam muito:
Como posso recrutar pessoas para construir a minha equipa?
Atenção que não tenho a fórmula mágica (antes tivesse) mas tenho algumas ideias de como o fazer, coisas que considero adequadas e que vão bem com a minha forma de olhar para este negócio.
3 momento chave para inscrever um novo assessor na minha rede
Quais são esses momentos chave para inscrever um assessor na minha rede?
- CONVITE
- ACOMPANHAMENTO
- FINALIZAÇÃO / FECHO
Convite
Este é O MOMENTO CHAVE de todos os momentos chave.
É aqui que tens de ser capaz de criar a magia.
Primeiro, eu sei que todos achamos que NÃO CONHECEMOS NINGUÉM.
Mas se pensares bem, se olhares bem para todos os teus contactos do telemóvel, do Facebook, do Messenger, etc. vais perceber que afinal conheces MUITAS MAIS pessoas do que imaginavas.
Então, que tal fazeres uma lista das pessoas que possam ter o perfil que procuras e que possam ter uma necessidade que tu as possas ajudar a resolver?
Imagina: se é uma pessoa que precisa de ganhar dinheiro porque o salário é curto, tu podes ajudar oferecendo-lhe a possibilidade de ter um ganho financeiro imediato revendendo produtos Oriflame ou a possibilidade de construir um negócio que lhe irá dar ganhos financeiros a médio prazo.
Analisa a pessoa com quem vais falar e, se possível, identifica-a com uma palavra-chave que a caracterize: comunicativa, vaidosa, animada… algo que efetivamente represente essa pessoa.
Ou seja, se eu vou apresentar a oportunidade Oriflame a alguém é porque sei que ela terá benefício ou porque vai ajudar a resolver um problema. Ao mesmo tempo, obviamente,estou a atingir um objetivo meu… isto é tão mágico, tão mágico que, ao melhorarmos a vida de outras pessoas também melhoramos a nossa.
Conhece o mínimo da pessoa que vais convidar
Se fores falar a uma pessoa que é (aparentemente) cheia de dinheiro para ser revendedora Oriflame para ganhar um rendimento extra, obviamente essa pessoa vai declinar o convite e talvez ficar um pouco melindrada.
Porque? Porque se, efetivamente, conhecesses essa pessoa, saberias que esse não é o problema dela.
Talvez tenhas melhor sorte se, por conheceres a pessoa ou por observares o comportamento dela nas redes sociais, percebesses, por exemplo, que é uma pessoa que se sente sozinha e que não tem muitos amigos…
Se calhar, se lhe ofereceres a Oportunidade Oriflame porque terá a possibilidade de conhecer pessoas novas todos os dias, talvez já vá de encontro ao problema e necessidade dessa pessoa.
O que é que eu vejo a acontecer todos os dias?
São pessoas a mandar mensagens pré-feitas, indiscriminadamente a torto e a direito, sem sequer se darem a o trabalho de conhecer, minimamente, a pessoa com quem vão interagir.
Ainda na semana passada, por exemplo, recebi um pedido de amizade. Era uma menina que tinha algumas pessoas em comum comigo e então aceitei.
Passado aí uma hora recebo uma mensagem dessa pessoa a dizer algo do género “olá! Estou a construir uma equipa na Oriflame, isto é muito bom e tal. Queres fazer parte da minha equipa?” ? ? ?
O que achas desta abordagem? Que resultados achas que saem daqui?
É fundamental OBSERVAR as pessoas que vamos convidar para o nosso negócio.
É importante ajudar as pessoas a resolver uma necessidade, um problema, para que elas aceitem o nosso convite.
Acompanhamento
Continuando neste exemplo, de pessoas que contactam indiscriminadamente sem saberem bem o que estão a fazer…
O que é que acontece a seguir?
Acontece que recebem milhentos ‘não’, milhentas ausências de resposta, ficam tristes, desanimam, depois começam a pensar que isto não é para elas e que, afinal, isto é tudo uma tanga e que ninguém ganha nada. E desistem!
Muitas vezes, a seguir, ainda fazem por descredibilizar a marca para JUSTIFICAR O SEU INSUCESSO. É algo muito comum.
Então, se tivéssemos feito essa lista de pessoas, se as conhecêssemos minimamente, se tivéssemos preocupado ajudá-las a resolver uma situação… essa pessoa até poderia dizer NÃO, mas não nos fechava a porta em definitivo.
Mais à frente poderíamos voltar a falar com ela e perguntar-lhe se seria agora o timing ideal.

Porque muitas vezes, as pessoas não dizem logo SIM.
No meu caso, por exemplo, convidaram-me no Catálogo 2 de 2007 e eu só aceitei no Catálogo 9.
Falaram-me umas quantas vezes e eu só aceitei algum tempo depois. E eu não sou caso único.
Quando as pessoas estão completamente a leste de serem assessoras Oriflame e lhes cai assim um convite, muitas não aceitam. Acham estranho, não é o que procuram, têm medos (que depois justificam com os famosos “não tenho tempo”, “não tenho jeito”, “não sei vender”).
Por isso é importante ir acompanhado as pessoas que convidamos.
Ainda não aceitaram? Volta e meia vamos falando novamente, sem ser chatos e insistentes.
Se há coisa que eu não gosto é de ser chata e de gente chata. ?
Finalização
OK já convidei, ok a pessoa disse-me que ‘não’ umas 2 ou 3 vezes, mas entretanto disse ‘SIM’. BOA!
O que tenho de fazer então?
Finalizar o processo… tratar da parte burocrática (ficha de adesão, cartão de cidadão, comprovativo de morada) e validar a inscrição.
Convém dar apoio ao novo elemento neste momento. Tratar dessa parte, fazermos nós a validação da sua adesão para que ela, rapidamente, possa aceder à sua área pessoa no site da Oriflame e possa logo começar a explorar toda a informação que lhe possa ser útil.
Também é neste momento que podemos e devemos dar algumas pequenas dicas e explicar ações concretas que a pessoa possa fazer para começar a sua atividade.
Explicar-lhe de que forma pode mostrar o catálogo, online e offline.
Agora sim, falar-lhe dos benefícios que temos para os novos assessores, o PROGRAMA DE BOAS-VINDAS, O MULTIBÓNUS, e alguma campanha específica que esteja a decorrer.
Ou seja, começar a inteira-la dos ganhos que pode ter.
Inseri-lo num grupo de Facebook da equipa, por exemplo (se tiverem, claro), para a pessoa não se sentir desamparada e possa ir também aprendendo um pouco com os restantes elementos da equipa.
É só aqui que vamos concretizar informações sobre o negócio propriamente dita, não é antes.
Antes a pessoa ainda não está preparada para estar a ouvir um relambório sobre multibónus e afins.
Temos que dar tempo às pessoas para se ambientarem, para encaixarem as ideias, para se afeiçoarem à ideia de que são ASSESSORAS DE BELEZA ORIFLAME.
Conclusão
Faz as coisas com calma, sem querer passar por cima de nenhum destes passos. A pressa é inimiga da perfeição e se as pessoas não entenderem os benefícios que irão ter ao abraçar esta oportunidade, até podem entrar, mas desistem logo a seguir.
E não é isto que se pretende. O que se pretende é que essas pessoas consigam transformar a vida delas de uma forma positiva e que sejam mais felizes e realizadas.