
A Oriflame preocupa-se com as pessoas e a natureza, procurando criar um impacto positivo na nossa ‘casa’, o planeta Terra.
Uma mudança de cada um de nós poderá parecer algo pequeno, mas juntos temos um impacto positivo extraordinário em todo o mundo.
O novo catálogo Oriflame (o 7 de 2019) incentiva-nos a desfrutarmos do poder da natureza.
Temos uma série de novas linhas da LOVE NATURE, uma das gamas mais representativas da utilização de ingredientes naturais.
Com estes novos produtos, foi dado um importante passo.
Além da utilização de ingredientes naturais passaram a ser utilizados ingredientes naturais BIOLÓGICOS, pelo que o impacto ambiental é ainda mais reduzido, porque evita-se o uso de pesticidas, preservando o ecossistema, a água e os solos.
Além disso, as embalagens desta gama são compostas por 40% de plásticos reciclados.
Todos os extratos dos principais ingredientes desta gama são cultivados, colhidos e processados sem utilização de químicos, ou seja, a pele desfruta verdadeiramente do que a natureza tem para oferecer.

A Oriflame muito para lá dos cosméticos
A Oriflame não é só uma empresa que vende cosméticos. É muito mais. É uma empresa que vende cosméticos, que transforma vidas, que cuida do meio ambiente, que cuida do planeta e das pessoas.
Desde sempre a Oriflame teve estas preocupações, tanto que desde que surgiu, há mais de 50 anos, nunca fez testes em animais.
Hoje em dia, a Oriflame está cada vez comprometida em reduzir o impacto do nosso negócio no ambiente.
O objetivo é que a médio prazo seja uma empresa inteiramente sustentável.
Isto implica viver com respeito pelos limites do nosso planeta, pelo meio ambiente e contribuindo para uma sociedade justa, onde todos possam prosperar.
É por este motivo que, ao desenvolver as fórmulas dos produtos, cada vez mais são usados ingredientes naturais e de acordo com as fortes políticas ambientais da empresa.
A Oriflame foi uma das primeiras empresas a utilizar extratos de plantas em produtos de cuidados do rosto, e sempre tentou que os ingredientes usados fossem provenientes de fontes renováveis.
Temos feito um enorme progresso, sabendo que se pode sempre fazer mais.

Algumas das iniciativas de uma Oriflame sustentável para o meio ambiente
Em defesa dos oceanos
Queremos cuidar dos nossos oceanos, por isso abolimos as partículas esfoliantes de plástico de todos os nossos produtos. Paramos de fabricar produtos mais antigos com microesferas de plástico no final de 2016 e, a partir daí, todos os produtos esfoliantes têm partículas esfoliantes de origem natural como casca de amêndoa e sementes de frutas.
Sobre os nossos produtos
A gama Love Nature tem uma série de certificados de sustentabilidade:
0% Alcohol
Este símbolo significa que o produto não contém álcool uma vez que os produtos com álcool podem secar a pele.
Animal Welfare
Este é um certificado emitido pela USDA, confirmando que esta gama ou produto não viola os direitos dos animais e apoia o bem-estar animal.
Biodegradable Formula
Este certificado significa que o produto não contém quaisquer ingredientes sintéticos prejudiciais e todos os ingredientes se degradam naturalmente no ambiente.
Paraben Free
Os parabenos são geralmente utilizados como conservantes mas podem prejudicar a saúde. O ícone “Paraben free” significa que os produtos não contém quaisquer conservantes ou contêm apenas conservantes naturais.
Dermatologically Tested
Significa que o produto foi testado e avaliado por dermatologistas de topo e declarado seguro.
Silicone Free
Este símbolo significa que pos produtos não contêm quaisquer silicones utilizados em cosméticos e produtos de cuidados do rosto.
Organic Ingredients
Este ícone significa que o produto é desenvolvido apenas com ingredientes naturais ou biológicos, sem utilização a químicos.
Post-Consumer Recycled Plastic
Este ícone está presente nas embalagens e significa que as embalagens são feitas de plástico reciclado.

Save The Oceans
Este ícone significa que a gama não prejudica a vida marinha e que acredita em proteger e salvar os oceanos.
A gama Ecobeauty
No nosso portfólio de produtos temos ainda a gama EcoBeauty que foi só a primeira gama de cosméticos global a ser certificada pela Fairtrade®. Mas é também certificada pela Ecocert e pela FSC.

O que significa isto?
- Uma marca certificada pela Fairtrade (Comércio Justo) é uma marca que cumpre rigorosos parâmetros na área da sustentabilidade;
- Pela Ecocert certifica o uso de ingredientes naturais e o mínimo de sintéticos e promove o uso de ingredientes provenientes de agricultura biológica;
- Pela FSC certifica a produção das embalagens a partir de madeira proveniente de florestas sustentáveis.
Ou seja, além de cuidar da nossa pele a EcoBeauty muda vidas.
Nas comunidades agrícolas onde é obtido o óleo de coco para os produtos EcoBeauty, os lucros das vendas proporcionam formação em biodiversidade, agricultura biológica e gestão de recursos naturais, e reforço do papel das mulheres na comunidade.
Certificados de segurança
A Oriflame tem certificados de segurança para todos os mais de 1000 produtos cosméticos do nosso portfolio.
Além dessas avaliações de segurança, todas as novas matérias-primas cosméticas passam por um rigoroso processo de revisão de sustentabilidade, onde são avaliados 3 critérios:
Naturalidade
Verifica-se se se trata de um ingrediente de origem natural ou se foi processado de alguma forma – como a prensagem física, como o óleo de abacate, ou um processo biotecnológico, como a fermentação.
Impacto ambiental
Perceber se o material veio de uma planta ou ecossistema ameaçado, avaliar se é ou não biodegradável, perceber se polui os oceanos.
Ética
É um ingrediente vegetal ou animal? Tem organismos geneticamente modificados? Tem alguma ligação com trabalho infantil? É baseado em algum tipo de exploração?

Cuidados com as florestas e o ar
Também cuidamos das florestas: 99% do papel dos nossos catálogos provém de florestas certificadas e todas as nossas embalagens de cartão possuem certificação FSC. Estes pequenos passos contribuem para a preservação do nosso planeta.
Também cuidamos do ar que respiramos, por isso estamos empenhados em reduzir as nossas emissões de CO2 em 50% até 2020 (estamos quase a alcançar este objetivo).
Por exemplo, temos uma fábrica Wellness na Índia com painéis solares para aproveitamento do sol e consequente redução do consumo de energia.
Graças às engenhosas soluções que se focam na poupança de energia e criação de um local de trabalho saudável e amigo do ambiente, este obteve certificação LEED® “Liderança em Energia e Design Ambiental”.
Impacto social
A Oriflame é co-fundadora de uma Organização (World Childhood Foundation) através da qual ajuda crianças desfavorecidas a viverem uma infância mais feliz, segura e saudável e, consequentemente, um futuro mais risonho.

Conclusão
A beleza é muito mais do que a aparência – é a forma como agimos, como cuidamos de nós e do mundo que nos rodeia. E todos podemos fazer algo.
Não vamos mudar o mundo todo de uma vez?
Claro que não…, mas podemos ser a mudança que queremos ver no mundo. E se cada um de nós fizer a sua parte, “grão a grão enche a galinha o papo”.
Cada mudança poderá parecer algo pequeno, mas juntos temos um impacto positivo em todo o mundo. Juntos, temos a paixão e o espírito para fazer a diferença, e quando investimos em algo, não há limite para o que podemos fazer.
A Oriflame está presente em mais de 60 países, tem mais de 6000 funcionários e 3 milhões de Assessores de Beleza… juntos conseguimos diminuir o nosso impacto no planeta e fazer uma mudança maravilhosa.
Por isso, na hora de escolherem produtos, comecem a valorizar mais empresas e produtos que tenham este tipo de preocupações. Para quem representa esta empresa, é um orgulho. Mais um motivo de orgulho!