
Apesar de todos os dermatologistas do mundo concordarem que a proteção UV deve ser aplicada por TODAS as pessoas TODOS os dias e não apenas durante o verão para prevenir o envelhecimento, os danos da barreira cutânea e o cancro da pele, estudos demonstram que apenas 18% das pessoas aplicam protetor solar diariamente.
A boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a fazer a coisa certa.
A utilização diária de um produto com FPS (também conhecido por SPF), apesar de SUPER IMPORTANTE para manter a pele saudável, é frequentemente esquecida como passo regular numa rotina de cuidados de pele.
FPS e SPF correspondem à mesma coisa. São siglas que correspondem ao idioma. FPS é a sigla em português para Fator de Proteção Solar e SPF é do inglês Sun Protection Factor.
Porque é importante proteger a pele todos os dias
É importante proteger a pele da exposição aos UV todos os dias, não apenas durante os meses de Verão ou quando passamos longos períodos no exterior sob luz solar direta, pois os danos causados pelo sol podem até acontecer quando estamos dentro de casa num dia de sol ou durante dias nublados ao ar livre. Quem é que nunca foi para a praia num dia de nevoeiro porque nesses dias “queima mais”? Já dizia a canção… “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”.
A exposição diária aos raios UV pode ter efeitos tanto a curto como a longo prazo na pele, desde queimaduras solares e envelhecimento prematuro até um risco acrescido de cancro de pele.
Existem dois tipos de raios de que a pele precisa de se proteger: UVA e UVB, frequentemente chamados raios UV “Aging” (Envelhecimento)” e UV “Burning” (Queimadura).
Os raios UVB atravessam as nuvens e provocam queimaduras, por isso é sempre importante aplicar um SPF quando estamos no exterior, especialmente nas áreas da pele mais propensas à exposição, como o rosto, pescoço e mãos.
Mas os raios não atravessam apenas as nuvens – os raios UVA também podem atravessar os vidros, por isso é importante lembrares de usar um SPF se estiveres perto de uma janela, enquanto conduzes, quando estás sentado perto de uma janela no trabalho, na escola ou num restaurante.
Pequenos cuidados tão simples que te podem ajudar a manter a pele mais saudável a longo prazo.

Produto com FPS também pode ajudar a diminuir o risco de cancro da pele
Além de manter a barreira cutânea saudável, a utilização regular de um produto com FPS também pode ajudar a diminuir o risco de cancro da pele.
Segundo a Melanoma Research Alliance, mais de 90% de todo o cancro de pele é causado pela exposição à radiação ultravioleta do sol ou pelos aparelhos de bronzeamento e diz ainda que nos últimos 30 anos este tipo de cancro triplicou.
O melanoma, que é o tipo de cancro de pele mais mortal, é o quinto cancro mais comum nos Estados Unidos. Em Portugal surgem, anualmente, cerca de 1500 novos casos de melanoma, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Segundo a Skin Cancer Foundation, a utilização diária regular de um SPF 15 ou superior reduz o risco de desenvolvimento de melanoma em 50%, e as pessoas que utilizam diariamente um SPF 15 ou superior apresentam menos 24% de envelhecimento de pele do que as que não utilizam protetor solar diariamente.
Está na hora de incluíres o SPF na tua rotina diária. Se precisares de ajuda para escolher o melhor, não hesites em contactar-me.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.