
Ouvimos as notícias e só ouvimos esta palavra… CRISE!
É fácil deixares-te arrastar pelo sentimento de desânimo reinante. Mas também é possível que faças coisas diferentes.
E aqui entre nós, se há algo que nós na Oriflame temos é o facto de sermos uma comunidade de pessoas que está sempre à procura da oportunidade em vez da crise.
Em vez de estarmos colados à televisão a chorar as mágoas, o que vejo a acontecer na minha equipa e em muitas outras que conheço, é que não baixamos os braços.
Em vez de ocuparmos o tempo a pensar no quanto ‘isto está mau, a crise, blablabla’, nós investimos esse tempo em trazer ânimo às nossas pessoas, aos nossos parceiros de marca, aos nossos clientes. Estamos a investir esse tempo a fazer formações, em dar formações, a partilhar ferramentas e um espírito positivo.
Onde mais encontras isto?
Onde é que tens este impulso dado por pessoas de sucesso, que estão ali a empurrar-te para que tu não desistas de sonhar e de acreditar?
Isto acontece no teu emprego?
Nos empregos por onde passei não acontecia isto… se estava bem estava, se não estava que me pusesse bem… e rápido!
Não tinha ninguém que me desse aquela “injeção” de motivação, como dou e como tantos líderes que conheço dão às suas equipas.
Não te parece que isto é um grande PRIVILÉGIO? Para mim é!
Outra coisa que me faz ser apaixonada pelo modelo de negócio que desenvolvo, de venda social e de marketing multinível, é o facto de só depender de nós realizarmos os nossos sonhos, de ajudarmos outras pessoas a realizarem os delas também, a viverem vidas melhores.
É bom estar rodeada de pessoas:
- com mentalidade empreendedora,
- que estão dispostas a fazer algo mais do que só ver a crise ou as dificuldades,
- que estão dispostas a irem atrás daquilo que querem através da sua energia, da sua dedicação, do seu otimismo, de mentalidade abundante e de realização e construção de algo, ao invés daquela mentalidade de tristeza e dúvida como se vê tanto por aí.

É para todos?
Este negócio é para todos? NÃO!
Pronto. Desculpa se feri alguma suscetibilidade.
A verdade é esta. Este negócio só é bom para quem tem:
- OBJETIVOS CLAROS
- SONHOS GRANDES
- SABE O QUE QUER DA VIDA
Quem não tem sonhos, quem não sabe o que quer, por norma também não se compromete com muita coisa.
Quando convidamos uma pessoa para se juntar à nossa equipa, pegamos num catálogo e dizemos “olha, com esta oportunidade podes mudar a tua vida como eu mudei a minha!” e essa pessoa nos responde: “ah não quero, não tenho paciência para isso” ou então, para não serem desagradáveis, dizem “ok, vou tentar…mas não prometo nada!”.
Não é a mim que vais deixar ficar mal, é a ti mesma quando dizes algo assim.
Quem não tem sonhos grandes, não está disponível para pagar o preço do sucesso, de perseverar no caminho, mesmo quando as coisas não correm tão bem.

Sabes que em momentos de crise, os negócios de MMN dispararam?
Sim, é verdade que num momento inicial, o negócio abana… mas rapidamente estabiliza e dá a volta.
Aconteceu-nos isto em 2020 com a pandemia. Tivemos 2 catálogos em que sentimos a crise, mas depois deu logo a volto e foi um ano COLOSSAL em que atingimos resultados extraordinários.
Nestes momentos de crise, existem 2 fatores que fazem disparar o negócio:
Efeito batom
É um fenómeno comprovado pela Economia, que leva os consumidores a gastarem mais com cuidados pessoais durante os períodos de crise.
Quando o dinheiro está mais curto, deixam-se de lado as compras de itens de alto valor, as idas cinema ou ao restaurante e, por outro lado, as pessoas passam a cuidar mais de si, sentem necessidade de melhorar a sua autoestima, e isso conseguem obter com produtos de menor valor, como por exemplo um batom.
Compras um batom por 10€ e já te sentes logo mais empoderada. Se calhar já não tens 100€ para umas calças, mas continuas a ter 10€ para um creme de corpo.
Nestas alturas de crise, tradicionalmente, aumentam as vendas de produtos de cuidados pessoas, como sejam cosméticos como produtos de nutrição e bem-estar… tudo aquilo que nós vendemos na Oriflame.
Algumas pessoas perdem empregos, perdem rendimentos, existem empresas a falir. E nestes casos, muitas pessoas vêm-se obrigadas a procurar alternativas
E porque é que este negócio é UMA ALTERNATIVA?
Porque permite ganhos IMEDIATOS. Claro que se tinhas um salários de 700€ e ficaste sem ele, não é com os 100€ ou 200€ que vais ganhar na Oriflame que vais conseguir levar a vida, mas sempre são mais 100€ ou 200€ que antes não tinhas e que te vão ajudar MUITO.
Muitas vezes, quando as pessoas têm um emprego e ACHAM que estão estáveis não estão disponíveis para estas novas formas de empreender, não estão disponíveis para abraçar uma oportunidade como a Oriflame, não acreditam… eu compreendo, porque eu também já fui assim.
Mas quando a crise aparece, há que procurar todas as alternativas possíveis. Tudo é bem-vindo.
É quando a crise aparece, que também aparece o gigante que temos dentro de nós.

O teu modo solução
Quem tem contas para pagar, tem filhos para sustentar, não assiste passivamente aos rendimentos a decrescer e se deixa ficar de braços cruzados… é nessa altura que se agiganta e que procura soluções.
Muito daquilo que nós somos, muitas das nossas competências estão guardadas lá no fundo do nosso ser e não são usadas até que realmente comecem a fazer falta. Quando sentes que tens que fazer algo, começas a descobrir em ti coisas que não conhecias.
Quando precisas ativar o teu modo solução(Ora bem, como é que eu vou dar a volta a isto?!?), esse gigante aparece. Se não sabias vender, aprendes; se não sabias conduzir, aprendes; se não sabias falar com pessoas, aprendes; se não sabes mexer com computadores, aprendes. APRENDES TUDO QUANDO TENS NECESSIDADE DE O FAZER.
Ah mas eu não sei vender…
Não sabes, aprende!
Não aprendeste a escrever?
Não aprendeste a andar?
Não aprendeste a fazer o trabalho que fazes hoje?
Então porque é que aqui não ias consegui vender?!?
Claro que consegues desde que queiras, quando o teu desejo é forte, nada te para tudo se aprende. Pára de te limitar.
É nas grandes crises que nascem ou que se revelam as grandes marcas, as grandes empresas e as grandes pessoas. É neste momentos que grandes potenciais se revelam.
O MMN é mesmo à prova de crise?
Imagina que tens uma loja na rua ou num shopping.
Rendas enormes, despesas com funcionários, investir em stocks, despesas fixas, contabilidades, taxas municipais, etc. etc.
Imagina quanto é que terias que ter investido na tua loja para ela começar a trabalhar.
Agora imagina um empreendedor de MMN, trabalha a partir de casa, online, em qualquer parte do mundo. Que para começar o negócio tem que investir ZERO.
Cujas despesas são apenas (e já não é pouco) pagar impostos. Não temos despesas fixas, não temos que ter stocks, não temos funcionários, não tens compromissos com fornecedores.
Só tens que continuar a investir em ti, no teu mindset e no relacionamento.
O NOSSO NEGÓCIO É FEITO A PARTIR DOS NOSSOS RELACIONAMENTOS.
Tens amigos? Tens contactos?
Então porque dizes que não tens ninguém a quem vender ou a quem convidar para se juntar à tua equipa?
Os nossos produtos são de utilização diária. As pessoas querem continuar a tomar banho, a lavar os dentes… então porque achas que não vais vender?
Por isso é que nós dizemos que o nosso negócio é à prova de crise. Tem sempre encaixe.
Nós vendemos sonhos, realização, dignidade, transformação de vida.
Posto isto, se ainda não é Parceira, está na hora de assumires o gigante que tens dentro de ti. Eu estou cá para te acompanhar e guiar no processo.