
A Oriflame tem uma longa história de proteção da natureza.
Nesta altura do ano, em que o consumo assume uma proporção muito maior, devemos continuar a dar o exemplo, fazendo escolhas sustentáveis.
A busca de um Natal mais sustentável começa logo nos preparativos.
Já viram quão mais sustentável é pedir tudo através de um catálogo, no site da Oriflame ou a um assessor de beleza Oriflame quando comparado com andar de carro, para trás e para a frente, em filas de trânsito intermináveis?
Além do impacto que têm na nossa paciência e tempo as romarias de carros aos centros comerciais, a compra quase desenfreada de presentes resulta num uso desmedido de papel, sacos e caixas, que dificilmente são novamente aproveitados ou até mesmo reciclados.
Na Oriflame temos conjuntos prontos a oferecer, os Coffrets, cujas caixas já servem de embrulho e, além disso, são reutilizáveis. São tão bonitas que dificilmente alguém as deita fora no dia a seguir ao Natal.
Consumo consciente
Outra das primeiras coisas a ter em conta é fazer um consumo consciente.
Procurar escolher as opções mais ecológicas e com menor impacto ambiental.
Temos sempre vontade de dar uma “lembrança” a todos os familiares e muitos dos presentes que escolhemos acabam por não ter utilidade nenhuma, ficando numa prateleira arrumados. Só.
E que tal se, no nosso planeamento da lista de prendas, optássemos por produtos com utilidade e durabilidade?
Se escolhermos cosméticos, que são sempre úteis, devemos optar por prendas o mais naturais possíveis e com a garantia que não são testadas em animais.
Como sabem, a Oriflame não testa os seus produtos em animais e, além disso, a nossa empresa tem seguido diversas tendências de beleza sustentáveis, como sejam:
1. Ingredientes Biodegradáveis
As nossas gamas LOVE NATURE E DISCOVER, por exemplo, só têm ingredientes biodegradáveis. Logo não prejudicam os oceanos e o ambiente.
Desde 2014, todos os nossos novos produtos esfoliantes contêm 100% de grânulos esfoliantes de origem natural—desde sementes de papoila e casca de amêndoa a caroço de azeitona e sal.
2. Embalagens Sustentáveis
Temos vindo a assistir, na Oriflame, ao aumento da utilização de plástico reciclado nas embalagens (PCR).
Em 2018, em vez de utilizar plástico à base de petróleo, utilizámos um total de 100 toneladas de plástico PCR na nossa produção!
3. Utilização de Energia Renovável
Na Oriflame, temos o prazer de trabalhar num escritório alimentado 100% por eletricidade renovável – isto aplica-se inclusive aos nossos armazéns e fábricas. Esperamos que mais empresas na indústria adotem esta medida.

E os catálogos?
Claro que podem estar a pensar: ah e os catálogos? Não prejudicam o ambiente?
Relativamente a isso tenho a dizer que desde 2017, 97% do papel nos nossos catálogos passou a ser proveniente de florestas certificadas e foram eliminados 99% dos desperdícios de fabrico em aterros sanitários.
Na Oriflame, SUSTENTABILIDADE significa criar produtos responsáveis com ingredientes naturais, que vão ao encontro das fortes políticas ambientais da empresa e que tenham um impacto mínimo no ambiente.
Significa ainda limitar o impacto ambiental de tudo o que a empresa faz. Para a Oriflame, sempre se tratou de melhorar as vidas das pessoas, e não só para os nossos clientes, fornecedores e funcionários, mas também para a comunidade em geral.
Acreditação das principais organizações de sustentabilidade independentes
A nossa Ecobeauty foi a primeira gama de cosmética do mundo a ter a acreditação das principais organizações de sustentabilidade independentes.
É uma gama totalmente comprometida com ingredientes e processos naturais, éticos e ambientalmente responsáveis, como também uma gama de cuidados do rosto que oferece resultados fantásticos.

A LOVE NATURE é uma gama que celebra os ingredientes da natureza com aroma maravilhosos. Cada produto foi desenvolvido para cuidar do nosso corpo e respeitar o planeta.
Relembro que os ingredientes são biodegradáveis, os grânulos esfoliantes são de origem natural e os produtos de cabelo não têm silicone.
Sim, embora o Silicone deixe o cabelo mais suave, é um ingrediente sintético pelo que é de difícil degradação. Além disso, os silicones podem acumular-se, acabando potencialmente na cadeia alimentar. Assim, a Oriflame tomou a decisão de não adicionar silicone nas fórmulas dos produtos capilares Love Nature.

Muitos pequenos passos que fazem a diferença
Estes pequenos pormenores, parecendo insignificantes, se forem multiplicados por centenas, por milhares ou milhões de pessoas já imaginam a diferença que podem fazer no HOJE e no AMANHÃ?
Juntos podemos fazer escolhas mais sustentáveis este Natal.