
O tempo é precioso para todos nós. Sem excepção. A par da saúde é a coisa mais valiosa que temos. Por isso é natural a resposta que muitas pessoas me dão quando as convido para serem assessoras Oriflame e, assim, começarem a transformar a sua vida: “muito obrigado por esta oportunidade, é excelente, mas eu não tenho tempo para a Oriflame”. Será?
Compreendo muito bem quando as pessoas me dizem isso.
Porque eu própria já dei essa resposta.
Foi em 2007, quando me apresentaram a oportunidade Oriflame. Na altura trabalhava numa companhia de seguros a tempo inteiro, tinha uma menina com 2 anos que precisava da minha atenção, uma casa para cuidar, e “não tinha muito tempo”.
Como um disco rachado, foi isto que fui respondendo a quem me convidou para ser assessora Oriflame. Assim foi durante algum tempo.
Até ao dia em que resolvi transformar a minha vida e aceitar o desafio.
Na verdade, olhando para trás, quando dizia “eu não tenho tempo”, o que eu queria dizer era “eu tenho medo de fracassar”.
Pensava como seria se ficasse com o catálogo e não conseguisse fazer vendas… “O que iriam dizer de mim?”. “Isto vai ser esquisito…”.
Talvez tenhas sentido o mesmo num momento da tua vida.
“Não tenho tempo” era a forma simpática que encontrava para justificar, a mim mesma e aos outros, porque não tentava fazer algo que podia ser muito bom para a minha vida. Como, aliás, veio a ser.
A frase “não tenho tempo” era uma desculpa.
É algo a que recorremos quando nos apresentam algo novo e não sabemos como reagir. Porque temos medo ou não estamos devidamente informados.
Foi assim comigo. Porque tinha medo de falhar e não tinha informação suficiente sobre tudo aquilo que a Oriflame oferece aos seus assessores logo no início, usei uma alegada ausência de tempo para fugir.
Como encontrar o tempo
Um dia decidi dar o benefício da dúvida. Ouvi o que as pessoas tinham para me dizer. Foi quando percebi que esta era uma atividade com grande potencial.
Além disso um rendimento extra dava-me um certo jeito.
Nessa altura percebi que podemos encontrar tempo para a Oriflame. Basta querermos.
Uma das grandes vantagens de estarmos na Oriflame, seja como assessora seja numa perspectiva de carreira, é a possibilidade de sermos nós próprias a gerir o tempo que queremos dedicar a esta atividade.
Podemos decidir não só a quantidade de tempo por dia ou semana mas também quando queremos trabalhar. Sabendo que uma boa gestão desse tempo será importante para obtermos o rendimento que queremos.

Os nossos interesses é que determinam o tempo que vamos dedicar à Oriflame.
Ao longo do tempo fui também percebendo que adoro trabalhar com pessoas ocupadas. Aquelas que efetivamente têm pouco tempo.
São pessoas muito dinâmicas e produtivas e, normalmente, estão sempre a fazer alguma coisa. Têm de filtrar de forma perfeita os assuntos aos quais se querem dedicar. Acaba por ser muito estimulante manter uma ligação a essas pessoas.
Portanto, como resolver o “não tenho tempo” para obter uma melhor qualidade de vida?
O “não tenho tempo” tornou-se uma justificação fácil para as coisas que não fazemos, uma desculpa aceitável e que até nos pode fazer sentir importantes. Na verdade é provável que estejamos a preencher as nossas vidas com tarefas não essenciais e vazias de sentido.
Como resolver o “não tenho tempo” para a Oriflame
O “não tenho tempo” pode resolver-se de diversas formas. Por um lado, através de uma melhor organização do nosso tempo pessoal e familiar. Por outro, fazendo uso de alguns truques simples.
Tem sempre um catálogo contigo
O catálogo da Oriflame é a nossa principal ferramenta de trabalho. É a montra de produtos. Se andarmos sempre com ele, podemos aproveitar diversos momentos ao longo do dia para o apresentar às pessoas.
Por exemplo…
- numa deslocação ao café;
- nos intervalos do trabalho;
- nas deslocações de casa para o trabalho e regresso;
- enquanto acompanhamos os filhos nas suas atividades.
Quando falares com essas pessoas, e até ofereceres um catálogo, indica sempre uma data, 1 ou 2 dias depois, para teres uma resposta sobre quais os produtos que querem encomendar.
Usa os meios digitais para falar com as pessoas
Usa o Facebook, outras redes sociais ou aplicações de mensagens para comunicar com amigas e amigos que fazem parte da tua lista de clientes.
Estuda o catálogo com atenção e procura produtos que possam interessar a um determinado cliente. Informa-os das promoções de cada catálogo ou de produtos que possam ser úteis. Esta é uma forma de poupares o teu tempo e o tempo da tua cliente e servi-la ainda melhor.
Pede ajuda a familiares e amigas próximas
Entrega um catálogo a familiares e amigas próximas e pede para mostrarem a pessoas com quem se relacionem no dia-a-dia. Desta forma amplias o leque de potenciais clientes sem precisar de investir tempo.
Podes recompensar a ajuda que essas pessoas te deram através da oferta de um ou outro produto.
Se quiseres ter tempo para obter um rendimento extra, vais encontra-lo
O primeiro passo que temos de dar é definir se queremos ou não obter um rendimento extra. Aquele dinheiro que pode ajudar a obtermos uma melhor qualidade de vida.
A Oriflame pode não ser para ti. A Oriflame, convenhamos, não é para toda a gente. Mas não uses a fórmula do “não tenho tempo” para justificar a tua escolha.
Ao longo do dia, todos os dias, temos de fazer muitas escolhas. Uma grande parte delas é sobre como ocupamos o nosso tempo.
O “não tenho tempo” tornou-se uma justificação fácil para as coisas que não fazemos, uma desculpa aceitável e que até nos pode fazer sentir importantes. Na verdade é provável que estejamos a preencher as nossas vidas com tarefas não essenciais e vazias de sentido.
Se achas que a Oriflame pode transformar a tua vida, entra em contacto.
P.S. Sim, sei bem que há circunstâncias e momentos da vida em que, de facto, não temos tempo. Por exemplo, quando temos mais de um trabalho ou quando cuidados de forma intensa de outras pessoas, como os bebés.