Não sei se conhecem aquela frase do Richard Branson, fundador da Virgin e dono de um império de mais de 400 empresas:
Se alguém te oferecer uma oportunidade incrível, mas tu não tens a certeza de que consegues fazer, diz sim – e depois aprende como fazer.
Os empreendedores, os artistas e atletas bem-sucedidos são pessoas que OU criaram OU souberam aproveitar as oportunidades quando elas passaram perto.
Se estivermos à espera do momento certo, ele nunca vai chegar.

Os dias em que tinha medo
Como já vos disse, já fui muito diferente daquilo que sou hoje.
Neste tempo sou mais ousada e destemida, mas já tive muitos medos e amarras que me impediam de voar.
Ao longo da vida vamos ouvindo coisas como “tu não tens jeito para isto”, “isto é difícil”, “isto é um problema”, “falhar é uma vergonha”… etc.
É-te familiar?
Há um sem número de coisas que alimentam os nossos medos e que fazem com que fiquemos paralisados quando nos oferecem uma oportunidade que desconhecemos.
O instante em que disse ‘não’
Quando me convidaram para aderir à Oriflame, por exemplo, eu disse logo que não. Nem conhecia bem a empresa, os produtos e o negócio, mas tratei logo de dizer que não, que não tinha tempo e não sabia vender.
Disse tantas vezes que não que, depois, já tinha que arranjar outro argumento, porque a falta de tempo já não colava.
Então passei a “empurrar com a barriga”. Passei a dizer “agora não que ando muito ocupada, mais para a frente”.
Conclusão?
Acabei por me inscrever precisamente numa altura em que estava mesmo muito ocupada. Foi numa altura que a minha filha teve um problema de saúde e teve que ser internada. Então passava os meus dias entre casa e o hospital e, mesmo assim, consegui vender 200€.
A oportunidade certa
Olhando para trás, sei que o que me impedia de avançar não era o não ter tempo ou o não saber vender. Era medo de falhar.
Estava à espera de ter A OPORTUNIDADE CERTA, ou de aprender mais qualquer coisa cobre vendas para não fazer tão má figura. ?
O momento certo é JÁ.
Não sabes vender? Mas gostas dos produtos? Há meio caminho andado. Com o tempo vais aprendendo mais sobre os produtos e percebes que não vendes, recomendas o que conheces e gostas.
Não sabes gerir equipas? Mas sabes seguir indicações precisas? Eu posso ajudar-te a encontrar as melhores formas de gerires a tua equipa. E com o tempo, vais desenvolvendo a tua própria forma de atuação, com a tua própria experiência.
O medo do fracasso e perfeccionismo, antes de entrar numa atividade que não tinha garantia de sucesso e onde existia a possibilidade de falhar, fazia-me dizer que não. Era uma forma de proteger a minha auto-estima.
“Então se eu não percebo nada disto, vou agora fazer má figuras? Nem pensar! Esquece isso.“

Acredito que muitas pessoas até já tenham pensado em inscrever-se na Oriflame mas têm receio de não ser bem sucedidas.
Olha, se não fores bem sucedida, uma coisa é certa… aprendes. Cresces. Evoluis enquanto pessoa.
Não esperes as condições perfeitas
Se andares sempre a adiar uma decisão, porque não chegou a altura certa, porque não tens as competências certas, porque não tens AS CONDIÇÕES PERFEITAS E IDEIAS que tu ACHAS que deverias ter, a verdade é que quando te dás conta, já passou mais um ano, já passaram 5 anos, já passaram 10 anos… já passou a vida toda. E tu ficas sempre no “E se…?”
Se reparares, a nossa vida é feita desta incerteza de não estarmos bem preparados. Não estamos preparados para o teste. Não estamos preparados para casar. Não estamos preparados para ser pais… Mas se algo acontece, tu percebes que consegues dar saída a tudo, percebes que ainda que não estivessem reunidas as condições ideais, as coisas aconteceram e avançaram… e tu também avançaste na vida.
O sucesso é para quem se atreve
O sucesso é para quem se atreve. Para quem, de pouco, faz muito.
Não é pelo facto de não se sentirem assim tão preparados que não tentam, que não se põem à prova.
Usa o que tens. Os conhecimentos que tens (poucos ou muitos), as competências e as características que tens e METE A MÃO NA MASSA.
Não esperes que a chuva passe, que chegue o verão, que chegue o Natal, que chegue o momento certo.
A zona de conforto é tramada, faz-nos ficar assim sem ação.
Tal como o nome diz, a ZONA DE CONFORTO é CONFORTÁVEL, mas não nos realiza, não nos completa. É fora da zona de conforto que a magia acontece.
É aqui que cresces, que evoluis, que ganhas mais dinheiro, que conheces mais pessoas, que vives novas experiências.

Oriflame é igual a risco zero
No caso da Oriflame, caso sintas que AINDA não é o momento certo, que AINDA não tens as competências certas… há algo muito bom e que, só por aí, já te devia fazer experimentar: é que o risco é ZERO.
O investimento é ZERO. Se correr bem, ótimo; se não te correr tão bem, experimentaste, deste o benefício da dúvida.
No outro dia estava a ver uma palestra do ator Jim Carrey em que ele dizia que o pai dele podia ter sido um excelente comediante, mas não foi. Porquê? Porque como era uma carreira incerta, preferiu apostar no que era mais certo… era contabilista numa empresa. Foi assim durante muitos anos, até que foi despedido. Ele e a família passaram um mau bocado.
A lição que ele tirou daqui foi que até no que não gostamos de fazer, nós podemos falhar. Então se nos permitimos ser falhados no que não gostamos de fazer, porquê que não nos permitimos falhar no que gostamos de fazer?
Não esperes
NÃO ESPERES TER AS CONDIÇÕES PERFEITAS para avançar seja no que for, porque senão, quando deres conta, as condições perfeitas nunca chegaram e a tua vida passou.
Está nas tuas mãos escrever a tua própria história, seja em que atividade for.
Nunca pensaste ser Oriflame, mas agora até que está a fazer algum sentido?
Não esperes mais tempo. É hoje! Tenho um catálogo à tua espera…