
A mudança brusca do clima na passagem das estações do ano faz com que seja necessário ter uma atenção particular com os cuidados com o rosto. Em particular se tiveres uma pele seca.
Mas como saber se tens uma pele seca?
Esta é uma pergunta que vai ter resposta aqui, a par de como a tratar no dia a dia e quais os 3 produtos essenciais para quem tem pele seca.
Conhece a tua pele para ficares mais próxima de a tratar melhor
No Outono, há menos humidade no ar, ventos mais frios e temperaturas mais baixas. Uma combinação perfeita para ressecar a pele, que fica mais desidratada e até com tendência a descamar.
O primeiro passo para termos a pele saudável, bem cuidada e bonita é conhece-la.
Se conhecermos a nossa pele, conhecemos as suas necessidades, as zonas que precisam de mais atenção e as mudanças que vai sofrendo ao longo do tempo.
É muito importante saber o nosso tipo de pele porque, muitas vezes, fazemos o nosso próprio “auto-diagnóstico” com base naquilo que “achamos que é”… mas nem sempre estamos certos.
Na minha equipa temos um equipamento de análise da pele que nos indica, com toda a fiabilidade:
- o tipo de pele de cada pessoa
- e os cuidados que a mesma deve ter, de forma individualizada.
Como é a pele seca
A pele seca tem falta de gordura e de água, por isso muitas vezes apresenta um aspecto áspero, sem brilho, por vezes ressecada e parece que “quebra”.
A pele seca pode ser uma herança genética, pode ter a ver com questões hormonais, de alimentação, medicação que estejamos a tomar, stress e… com o envelhecimento.
É, portanto, uma pele com maior tendência para escamar e costuma ser algo rígida e “apertada”, por ter falta de elasticidade.
Quem tem a pele seca sente que nunca lhe dá hidratação suficiente, porque a pele tem sempre ‘sede’.

Como saber se tens a pele seca
Falei-vos do equipamento que temos para diagnosticar o tipo de pele, mas caso não tenham… não é por aqui que vamos deixar de conhecer a pele.
Podemos fazer um teste simples em casa:
- Limpa muito bem o rosto, com um produto de limpeza delicado que não deixe a pele seca ou sensível (por exemplo água micelar);
- Não aplique mais nada – nem cremes, nem tónicos, nem séruns – nada;
- Depois vem a parte difícil: durante uma hora seguinte não podes tocar no rosto. Tem de ser.
- Agora o passo final: observar a pele ao espelho e está atenta ao que sentes.
Depois, podes analisar:
- a cor e o brilho: se conseguires ver algum brilho é porque a pele é mais oleosa do que seca;
- o tamanho dos poros: se ao olhar para o espelho conseguires ver os poros abertos, podes estar perante uma pele mista ou oleosa. Se não vires poros nenhuns, provavelmente é uma pele seca.
- a elasticidade: se ao tocares na pele perceberes que se formam rugas com mais facilidade, é uma pele seca; a pele oleosa não enruga tanto.
Há ainda um truque muito fixe…
O truque do papel absorvente
Se observares o rosto ao espelho e não chegares a nenhuma conclusão, podes sempre experimentar o truque do papel absorvente:
- Encosta o papel em diferentes zonas do rosto e depois vê, contra a luz, se existe alguma oleosidade visível.
- Se o papel ficar completamente seco depois de o encostares a todas as zonas do seu rosto, tens pele seca;
- se ficar apenas oleoso na zona T, provavelmente a pele é mista;
- se ficar oleoso em todo o rosto, então a pele deve ser oleosa.
Como tratar a pele seca no dia-a-dia
No dia-a-dia, há uma série de cuidados que deves ter para evitar ficar com a pele seca, nomeadamente:
- Bebe muita água. Não há peles saudáveis, sejam elas de que tipo forem sem estarmos devidamente hidratados, sem bebermos a quantidade de água que precisamos para que as nossas células funcionem bem.
- Cuida da alimentação.
- Evitar o tabaco.
- Foge do stress.
- Evita apanhar demasiado sol (especialmente sem protecção).
- Evita o vento forte.
- Foge de condições climatéricas adversas.
A pele seca tem muita tendência a ter manchas. Porquê? Porque como tem maiores probabilidades de escamar, a pele fica com diferença nas camadas, ou seja, a radiação solar também vai incidir de forma diferente no rosto e provoca manchas em determinadas zonas.
Produtos essenciais para quem tem pele seca
Dá preferência a produtos de beleza e limpeza sem perfumes, corantes e parabenos (exemplo: a gama Love Nature da Oriflame). Devemos usar produtos mais suaves que não tirem a pouca oleosidade que a pele produz.

NUNCA mas nunca, usar o sabonete de lavar as mãos para lavar o rosto.
Pelo menos uma vez por semana, faz uma esfoliação para remover as “escamas”, as células mortas que se vão acumulando na pele.
Há, pelo menos, 3 produtos fundamentais para quem tem pele seca:
- ÁGUA MICELAR PARA LIMPAR o rosto. A água micelar é especialmente boa para quem tem pele sensível ou muito seca. Se acha que as limpezas de espuma ou os tónicos deixam a pele repuxada, dormente ou manchada, experimente trocar a rotina de limpeza pela água micelar.
- HIDRATANTE ADEQUADO AO TIPO DE PELE (Se puderes usa também séruns).
- FILTRO SOLAR. O que uso e recomendo vivamente é o Creme Protetor de Dia com FPS 50 UVA/PA Advanced NovAge. Este creme defende a pele dos sinais de envelhecimento provocados pelo sol. Contém Tecnologia Pollution Protect para minimizar o impacto negativo da poluição, porque atua como uma segunda pele, formando uma película ultrafina na superfície da pele e protegendo-a dos potenciais efeitos tóxicos no ambiente. Tem ainda activos anti-envelhecimento e hidratantes para hidratar e evitar a desidratação. Contém Vitamina E, um poderoso antioxidante para ajudar a proteger a pele dos radicais livres, um dos principais fatores de envelhecimento da pele
Um cuidado extra
Como extra, sugiro as cápsulas faciais de Óleo Nutri6 NovAge.

Quando necessitarem de uma hidratação extra no rosto, considerem estas cápsulas que têm uma combinação única de óleos ricos em ácidos gordos essenciais, lípidos, antioxidantes, vitaminas e minerais que, em conjunto, nutrem profundamente e protegem a pele.
E assim, quando passares a mão no rosto não vais ter a sensação do esfregão da louça! :p