
Errar… só esta palavra dá medo!
Anda meio mundo a fugir dos erros, mas a verdade é que TODOS cometemos erros, todos fazemos más escolhas, todos passamos por fracassos e desilusões.
Só não passa quem não existe, porque basta estares viva para haver a possibilidade de cometer erros. Ponto. Vive-se, erra-se e aprende-se!
Agora, podemos fazer algo muito inteligente… que é aprender com os erros dos outros. Dói menos.
Então, partilho contigo os 5 erros mais comuns a quem está a desenvolvem o negócio Oriflame e não está a conseguir ter os resultados que gostaria (eu também cometi alguns destes erros).
Que erros são esses então?
1ª Erro – Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço
Não fazer o que se apregoa, é um dos maiores erros que podes cometer se te dedicares ao negócio Oriflame.
Não basta só aderir à Oriflame, dizer que é tudo muito bem e tal… mas eu não faço, eu não uso, eu nunca experimentei.
“Os produtos são ótimos, mas eu não uso.”
“O negócio é incrível, mas eu não acredito nele.”
Percebes?
Dizer uma coisa e fazer outra, não resulta.
Como é que eu poderia estar aqui a falar de resultados se eu nunca os tivesse alcançado? Como é que eu poderia falar de sucesso se eu não o tive?
Mesmo na liderança de equipas, não há nada mais eficaz do que liderar pelo exemplo: Eu faço. Se eu consegui, tu também consegues.
Senão eu digo à minha equipa, “olha, eu nunca consegui vender uma gama de cuidados de rosto… mas tu consegues!”
Estranho, não?
Não dá para inspirar ninguém se não fores congruente, a tua mensagem tem que se congruente, ou alinhada com as tuas ações, senão não resulta.
2º Erro – Mais vale feito que perfeito
Ahhh… o nosso velho e conhecido, Síndrome do Impostor
Este erro eu cometi muito e ainda cometo às vezes, confesso.
Já te falei antes do Síndrome do Impostor, aquela sensação de achar que nunca se sabe o suficiente e que ninguém nos vai reconhecer competência.
As pessoas com este síndrome estão constantemente à procura de melhorar, de aprender mais, de fazer mais um curso para poderem estar à altura dos desafios, mas depois nunca estão porque não passam para a AÇÃO.
Nunca vais estar 100% preparada, nunca vais fazer tudo perfeitinho.
Portanto, vai e faz. Com o que souberes. À medida que vais fazendo, vais vendo o que correu bem e o que podes melhorar e vais afinando, mas sai do sítio. Põe-te a caminho, por favor!
Larga o perfecionismo e AGE. Vais ver que resulta.

3º Erro – Mais paixão, please!
A verdade é que a maior parte das pessoas que chegam até mim querem ter um rendimento extra. E muito bem, é para isso que cá estamos.
Por vezes, as pessoas não conhecem muito bem os cosméticos e a empresa e está ok.
Quando lhes explico o que é a nossa empresa, a nossa comunidade, os valores que nos guiam, as preocupações com a sustentabilidade, as preocupações com a natureza, tudo isto que a Oriflame representa… o que costuma acontecer é que as pessoas APAIXONAM-SE pela empresa e pelos produtos.
E aí tem tudo para dar certo.
Quando há paixão, quando tens vontade em servir os teus amigos, os teus clientes, em informá-los do que tens de melhor, de que forma os podes ajudar a ter mais autoestima, a resolver aquele problema de pele que tanto os incomoda.
Ou quando sabes que é uma pessoa que não está feliz no trabalho que está a fazer e lhe apresentas a Oriflame e a ajudas a descobrir todo um novo mundo de oportunidades.
Esta paixão que te move é a que te vai conduzir ao sucesso.
Quando aquilo que te move são apenas os ganhos que TU vais ter, sem considerar as tuas paixões, acaba por não resultar.
A verdade é esta, cada um com o seu ritmo, mas quando tens paixão no que fazes, realizas sonhos. Chegas aos teus objetivos. É isso que te vai manter focada no teu caminho, mesmo naqueles dias em que te apetece mandar tudo “às urtigas”.
4º Erro –Aprendizagens não são Fracassos
Quantas e quantas pessoas aderem à Oriflame, falam a duas ou 3 pessoas, ouvem meia dúzia de não e desistem a seguir?!?
É claro que estas pessoas nunca vão chegar aos grandes resultados.
A verdade é esta: todos podem começar na Oriflame mas nem todos chegam a patamares de sucesso porque desistiram algures, quando lhes apareceram as “derrotas” pelo caminho.
O caminho não é só de flores. Todos temos desafios e dificuldades. Não és só tu a ter.
Agora tudo pode ser diferente se, em vez de olhares para esses “fracassos” como motivos para desistir, olhares como aprendizagens para fazeres cada vez melhor.
Nada acontece por acaso. As “derrotas” também não… pega nelas, vê que lições tiras daí e continua sempre a melhorar.

5º Erro – Consistência… essa palavra mágica!
Então lá vem a pessoa, toda entusiasmada porque agora vai ser Parceira de Marca da Oriflame. Já ouviu dizer que literalmente algumas pessoas deram voltas de 180 graus nas suas vidas, já ganharam viagens, prémios, carros, dinheiro… Yohoooo! Também quer!!!
E começa cheia de entusiasmo e garra, fala com toda a gente, partilha o catálogo, as campanhas, faz reuniões para apresentar a Oriflame… faz tudo e mais alguma coisa.
Só que… entretanto surgem as dificuldades.
Hum… afinal hoje já não apetece mostrar o catálogo, amanhã mostro. Afinal hoje já não vou assistir àquela formação de produto, vejo na próxima porque… porque… e aí vai!
Mas depois lembram-se do motivo que as trouxe cá… e voltam de novo a fazer tudo e mais alguma coisa…
Mas passado um dia ou dois, deixam de novo.
E é isto.
Vejam tantas, mas tantas, pessoas que não evoluem no seu negócio porque lhes falta a CONSISTÊNCIA. Falta fazer SEMPRE mesmo quando não apetece.
Começa o catálogo, estão cheias de gás… dali a 2 ou 3 dias já ninguém sabe delas.
Assim não avanças! Não tens consistência na ação.
Mais do que te preocupares com a quantidade, em fazer tudo de uma só vez, concentra-te mais na qualidade…em ser consistente. Ainda que faças menos, faz sempre. Os resultados acabam por aparecer para quem faz sempre.
Muitas pessoas procuram-me e dizem que não estão a ter os resultados que queriam… eu não conheço as suas realidades, mas eventualmente estes poderão ser alguns dos motivos pelos quais as coisas não estão a evoluir.
E a minha ideia hoje foi trazer-te isto para o consciente.
Corrige
Se por acaso estiveres a cometer algum destes erros, não tem mal nenhum. Estás sempre a tempo de corrigir a trajetória.
Eu também corrigi muitas vezes a minha trajetória e continuo a corrigir. Estamos cá exatamente para isso… aprender e evoluir.
Também estás sempre a tempo, caso ainda não sejas, de te tornar uma empreendedora com a Oriflame. Fala comigo que eu ajudo-te no caminho.