
Quem tem meninas sabe disto.
É ou não verdade que elas, desde pequeninas, não resistem à maquilhagem?
Pegam em tudo, mexem em tudo… Isto desde pequeninas. Maquilham-se a elas e ás bonecas. Às paredes também.
Depois chegam à adolescência e já se acham no direito de usar maquilhagem. Eu tenho uma filha com 14 anos e é isto que acontece.
Ao longos dos tempos, a maquilhagem tem sido usada para disfarçar imperfeições, realçar a beleza ou assinalar ocasiões especiais ou festivas.
A maquilhagem transforma-nos, dá-nos mais confiança, sentimo-nos mais femininas.
Uma afirmação pessoal
É perfeitamente normal as adolescentes, em pleno desenvolvimento e afirmação da sua identidade feminina, quererem usar maquilhagem para parecerem mais adultas e bonitas.
Cada vez mais cedo começam a usar a maquilhagem. Muitas vezes da maneira menos correta.
Se é para fazer, há que fazer bem e sem exageros.
Sem andarem com os olhos esborratados de preto, com camadas e camadas de base escura e a usar produtos de péssima qualidade que prejudicam a pele.

Os dramas da pele das adolescentes
A adolescência é um período em que as alterações hormonais são mais que muitas e, por isso, a pele também sofre várias alterações. É nesta altura, em que as hormonas levam a que a pele fique mais oleosa, e também por isso, que apareça a acne.
Há adolescentes que têm peles como de bebés. Há outras que devido às hormonas têm a pele oleosa, cheia de pontos negro e borbulhas.
Por este motivo, a utilização de maquilhagem aos 13 – 14 anos deve ser criteriosa, porque os cosméticos podem desencadear ou agravar uma acne pré-existente.
Muitas vezes vejo pessoas a comprarem maquilhagens ‘esquisitas’, daquelas de 1 ou 2 euros e acham que estão a fazer grandes negócios. Por outro lado pensam “ah… é para a miúda, por isso qualquer coisa serve!”.
Engano grave.
Cuidado na escolha dos produtos
É precisamente nesta altura da adolescência que devemos ser mais cuidadosas na escolha dos produtos de maquilhagem, porque a utilização de produtos errados pode levar ao agravamento da acne, pontos negros, espinhas… que depois provocam manchas e marcas no rosto que vão acompanhar as meninas pela vida fora.

Oil free
Devemos ter o cuidado de usar maquilhagem “oil free”, sem óleo para atenuar a oleosidade.
A pele das adolescentes é sensível e pode sofrer irritação ou alergia ao contactar com base, blush, etc., pelo que o uso destes artigos deve começar gradualmente e com moderação.
As adolescentes de 13 ou 14 anos, despertam para o mundo da beleza e é natural que tenhas dúvidas como:
- Que tipo de maquilhagem devo usar?
- Como disfarço as minhas borbulhas?
- Porque fico toda esborratada, ao longo do dia?
- Como posso melhorar a minha pele?
Vamos por partes.
Cuidar da pele
Para que possas usar maquilhagem e corra tudo bem a primeira coisa que tens que fazer é cuidar do teu rosto. Não há maquilhagem que fique bonita em cima de um rosto todo estragado.
É verdade que uma boa base tapa muitas imperfeições mas também é verdade (de certeza que isto já vos aconteceu) que é muito comum verem uma pessoa ao longe e acharem que ela é muito bonita e quando estamos perto, percebemos que tem o rosto todo ‘esburacado’. Isto não é bonito.
É importante e fundamental cuidar do rosto antes de tudo.
Como cuidar da pele
- Limpando com um produto de limpeza de rosto adequado (por exemplo temos alguns com óleo de tea tree), porque o excesso de produção de sebo pode tornar a pele suscetível a inflamações.
- Hidratar – Lá porque as peles na adolescência são mais oleosas, não quer dizer que não tenham que ser hidratadas. Têm sim que ser hidratadas COM OS PRODUTOS CERTOS.
- Nutrir em profundidade – é importante fazerem uma máscara de vez em quando, porque estas têm uma elevada concentração de ingredientes ativos e, por isso, fornecem uma hidratação profunda.
- Desmaquilhar – OBRIGATÓRIO. Para quem usa maquilhagem é obrigatório desmaquilhar-se. E os melhores produtos para isso são os que não têm óleo, por exemplo a água micelar.
O uso da base
É muito comum ver adolescentes carregadas de base no rosto. Verdade?
Para além de ficar feio dá um aspecto envelhecido.
Portanto, se as meninas quiseres usar base porque têm imperfeições no rosto, devem usar uma base fluida para dar um aspeto natural.
Esqueçam aquelas bases que se colocam e parece que colocaram massa consistente em cima. Fica muito artificial.
A base não é para tapar completamente as imperfeições. Quando muito deve disfarçá-las e atenuá-las.
Se quiserem também podem optar por um BB Cream em vez da base para uniformizar e hidratar a pele, sem a tapar
Ainda assim, a maioria das adolescentes pode usar simplesmente um corretor em cima das borbulhas e imperfeições que quer disfarçar e nem usar base.
Trata-se de disfarçar só onde é realmente necessário.
Na Oriflame temos uns corretores excelentes, que têm uma função 2 em 1, que além de tapar ainda ajudam a secar as borbulhas (os normais do tom da pele, e também existem uns verdes para anularem a vermelhidão da borbulha).

O blush
O blush é um dos produtos que todas as adolescentes podem usar. Ficam com um aspeto jovem e saudável.
Batom
Batons muito escuros dão um ar mais velho. Para os lábios apostem em ‘glosses’ suaves que podem, ou não, ter brilho. Os batons hidratantes com cor também são uma ótima opção.
Sombras
As sombras dependem da idade. Nas mais novinhas ficam bem sombras só com algum brilho, em tons clarinhos como o champanhe, rosa, etc. As mais ‘velhas’ já podem usar sombras mais escuras, mas cuidado com o preto, nada de exageros.
Em vez do lápis preto e das sombras pretas podem usar antes o castanho.
Vai criar na mesmo o efeito de smoky eyes, que todas querem quando vão sair, mas não vai ficar muito pesado.
Máscara de pestanas
Para as mais novinhas, aconselho uma máscara transparente, só para pentear as pestanas e defini-las um pouco; as mais ‘velhas’ já podem usar castanho ou preto.
Conclusão
É normal as adolescentes quererem sentir-se mais crescidas e a maquilhagem dá-lhes aquela confiança que às vezes precisam.
Por outro lado, devem ter cuidado com a maquilhagem que usam, de forma a não prejudicarem a pele do rosto.
Tudo se quer no seu tempo e, como tal, evitem exageros porque, em vez de ficarem bonitas, parecem mais velhas e artificiais.
Sem tratarem do rosto primeiro, não há maquilhagem que fique bem! Portanto, cuidados de rosto primeiro, maquilhagem depois.
A boa notícia sabem qual é? É que o catálogo Oriflame temos imensos produtos para jovens, tanto para cuidar do rosto como para maquilhar. E sendo assessor Oriflame, além de terem imensa informação sobre os melhores produtos, compram com descontos até 30% sobre o preço de catálogo… sem encomendas mínimas ou obrigatórias.