
Convidaram-te para a Oriflame, até achaste que poderia ser bom para ti teres um rendimento extra. Mas não sabes vender… ainda por cima com um catálogo.
Então, vou ajudar-te a usar o catálogo Oriflame de forma eficaz (para venderes melhor), dado que o catálogo é a “loja” do nosso negócio Oriflame e a nossa principal ferramenta de trabalho.
Os nossos catálogos são lindos e são a chave para o teu sucesso na Oriflame.
Por serem tão apelativos, tornam a venda muito mais fácil do que imaginas.
A cada 3 semanas é lançado um novo, com novos produtos, novas ofertas, novas campanhas. É muito importante que tenhas sempre, pelo menos, um catálogo contigo, onde quer que vás.
A Oriflame renovou a estrutura dos catálogos e são agora mais parecidos como uma revista.
Têm…
- conteúdos editoriais,
- dicas de especialistas,
- secções com o famoso “raspa e cheira” onde pode cheirar o aroma de alguns produtos,
- e informações essenciais para nos apoiar nas vendas.
Usar o catálogo Oriflame de forma eficaz
Se possível, estuda previamente o catálogo, em termos das principais campanhas, as melhores promoções, os novos lançamentos.
Os nossos catálogos têm uma estrutura.
Os produtos não estão dispostos pelas páginas à sorte e existem secções próprias, com:
- produtos em destaque,
- a secção de cuidados de rosto,
- Wellness,
- maquilhagem,
- moda e acessórios,
- cuidados do corpo e capilares,
- produtos inspirados na natureza,
- fragrâncias,
- secção de homem…
Está tudo muito bem organizado e separado para que possamos orientarmo-nos e orientar os nossos clientes na nossa “loja”.
Temos produtos a “preço de sonho”, produtos“ em destaque”, novidades, produtos com 40%, 50% e 60% de desconto, promoções na secção final e melhor oferta do ano (na contracapa).
Identifica os produtos novos
Procura obter o máximo de informação acerca dos novos produtos. E isto é cada vez mais fácil porque, entrando no site, na nossa área pessoal, temos imensa informação ao nosso dispor.
Personaliza o catálogo para cada cliente
Podes, por exemplo, colocar post-its com dicas e recomendações nas melhores promoções ou até colar amostras nos catálogos.
Lembra-te de destacar a ferramenta “raspe e cheire”.
Se cada catálogo é uma loja, quantos mais catálogos tiveres distribuído, maior será a quantidade de lojas que tens abertas.
Por isso, se quiseres, podes comprar mais catálogos.
Quanto mais tiveres, maior o número de pessoas a quem poderás mostrá-los e, logo, maior será o volume de vendas.
Venda acompanhada
Claro que nem sempre conseguirmos estar presencialmente com os nossos clientes, mas se for possível, procura fazer uma venda acompanhada, dando sugestões, com base na tua própria experiência dos produtos e na de outros clientes, chamando a atenção para os chamados “produtos estrela”.
Entre estes estão os cuidados do rosto e produtos Wellness, onde poderás obter maior lucro e os clientes poderão retirar maiores benefícios.
Podes e deves aconselhar, também, a leitura das dicas e conselhos existentes no catálogo.
Deves também dar importância ao momento da devolução do catálogo, nos dias imediatamente a seguir à entrega do mesmo.
Evita deixar o catálogo muito tempo nos teus clientes porque, se o fizeres, o mais provável é que os clientes até se esqueçam deles e acabem por não te fazer nenhuma encomenda.
E nas rede sociais?
Já que passamos tanto tempo nas redes sociais, que tal colocar as redes sociais a trabalharem para o nosso objetivo?
Utiliza-as para divulgares o E-catálogo, falares da tua experiência com os produtos, criar entusiasmo em torno das campanhas e das promoções e vender (ou melhor, recomendar) mais.
Conclusão
Anda sempre com um catálogo e ajuda as tuas clientes a fazerem as melhores escolhas para elas. Faz recomendações sempre a pensar em servir melhor para pessoas.
Espero ter-te ajudado tirar o melhor proveito do catálogo, no teu dia a dia e no contacto com os teus clientes.