
Nestes nossos dias, as clientes não querem ser ‘atendidos’ por uma vendedora. Querem alguém que ajude a escolher os melhores produtos para o seu caso particular e ao melhor preço. Querem uma assessora de beleza.
É este o papel que deves assumir para ter sucesso.
O que significa ser uma assessora de beleza
Talvez te estejas a perguntar o que é uma assessora de beleza.
É sobre isso que vamos conversar já a seguir.
Como sabemos, há cosméticos à venda em tudo quanto é sitio… lojas, supermercados, perfumarias, feiras, e há os catálogos, nomeadamente, o catálogo Oriflame.
Há quem pegue num catálogo Oriflame e faça magia com ele e há outras pessoas que, com o mesmo catálogo, não conseguem vender quase nada.
Porque é que isto acontece?
Talvez a pessoa que vende pouco não tenha assumido verdadeiramente o seu papel como assessora de beleza Oriflame.

Que papel é esse?
Os nossos clientes querem mais que um intermediário entre eles e a empresa, querem um serviço personalizado de recomendação.
Querem poder partilhar connosco:
- quais os seus gostos,
- quais as suas preferências,
- que problemas os incomodam.
E querem poder ouvir:
- dicas,
- formas de utilização dos produtos,
- saber de que forma podem combater um problema que lhes desagrada.
Esta é a grande diferença entre um assessor ou assessora de beleza e uma prateleira de supermercado.
No supermercado, os produtos estão na prateleira, têm o preço, e se quisermos saber se são bons ou não para o nosso problema, temos de ler todas as letrinhas pequeninas. Na maior parte das vezes não fazemos isso. Pegamos no produto, metemos no carrinho e pronto… depois quando chegamos a casa, usamos e percebemos que afinal não era bem aquilo que queríamos.
Confessem lá… quantas vezes já vos aconteceu isto? ?

Ser uma assessora de beleza Oriflame não é impingir produtos. Não é deixar o catálogo “ao monte”.
Ser assessora de beleza Oriflame é:
- saber aconselhar;
- compreender os problemas e objectivos das clientes;
- perceber as suas necessidades;
- conhecer os produtos;
- informar-se sobre as melhores possibilidades;
- recomendar os produtos adequados.
É este papel que precisas de assumir.
As diferenças entre uma vendedora e uma assessora de beleza Oriflame
Enquanto uma revendedora se limita a revender os produtos, uma assessora de beleza Oriflame conhece a marca, os produtos, os valores da empresa, propõe soluções e sabe as verdadeiras necessidades dos clientes.
Se formos apenas e só revendedores Oriflame, podemos vender uma ou outra vez mas a cliente pode optar por outra solução a qualquer momento.
Como assessoras de beleza temos mais possibilidade de fidelizar clientes.
Para isso, precisas de saber ouvir.
Para vender, é mais importante saber ouvir do que saber falar.
Às vezes, quando convido pessoas para a minha equipa, dizem-me “ah, mas tu é que sabes falar… eu não sei dizer nada”, ao que respondo sempre, “se souberes ouvir, já tens meio caminho andado para te dares bem”.
Se ouvirmos com atenção aquilo que os clientes nos dizem, estamos a recolher informação e feedbacks importantes, que nos permitem recomendar o produto indicado para o benefício que aquela pessoa quer ter.
Se conseguirmos mostrar ao nosso cliente que é possível ter esse benefício, há uma enorme probabilidade de ele comprar.
Mas se não ouvires as pessoas, se simplesmente começares a debitar características do produto, sem levar em consideração o que a pessoa procura… ela não vai comprar.

Por exemplo, se quiser vender um creme anti-manchas castanhas a uma pessoa que não se preocupara minimamente com isso, pois o que a preocupa é, por exemplo, a flacidez, ela não compra… ou, se comprar, vai sentir-se insatisfeita, vai dizer que o produto não era bom.
Muitas, muitas vezes, os feedbacks negativos que temos de clientes acontecem exatamente por isto. Porque estavam à procura de um produto para um determinado problema e foi-lhe vendido um produto para algo completamente diferente. Logo, não vêm o benefício que procuravam.
Cria relações com as clientes
Não é por acaso que se diz que o sucesso de uma venda direta (que é o que nós fazemos) está diretamente ligado ao relacionamento entre o vendedor e o comprador.
É a capacidade que temos de interagir com o cliente, de criar relações, que ajuda a aumentar a confiança na marca e em nós e, ao mesmo tempo, fideliza o cliente.
Tenho pessoas que já me compram produtos desde que comecei a vender Oriflame. Já sei o que elas procuram, já sei que tipo de produtos gostam e, se estiver em promoção, aviso-as.
Outras vezes são as próprias clientes que me dizem “quero um produto para isto ou para aquilo, vê lá isso… já sabes o que eu gosto”.
Sim, de facto, sei o que elas gostam porque as ouço, recolho as suas opiniões, o feedback sobre os produtos, as dúvidas que têm e isso ajuda-me a ajustar a minha oferta aos gostos e necessidades do cliente.
Quando uma pessoa procura um produto, ela não compra apenas o produto, mas também a experiência que será proporcionada por ele.
Oferece uma experiência e não apenas os produtos
A experiência do aconselhamento, da entrega, do pós-venda, do cuidado e atenção que recebem por parte de quem vende.
Outra dica muito importante: uma vendedora vende qualquer coisa, uma assessora de beleza Oriflame conhece o que vende.
Por isso, a partir de hoje, se ainda não o faziam, em vez de dizerem “Eu vendo produtos Oriflame” passem a dizer “Eu sou Assessora de Beleza”, com tudo aquilo que este nome implica.
Sintam-se orgulhosos/as daquilo que fazem.