
É comum acharmos que uma pessoa aparenta ter mais idade do que realmente tem, por causa de uma pele seca e baça.
A exposição diária à poluição, aos raios UV, entre outros, acelera o envelhecimento prematuro da pele do rosto. Por isso é fundamental manter a pele hidratada ao longo do dia.
Hidratar a pele diariamente é muito importante não só para a manter brilhante e viçosa, como também é fundamental para a saúde.
A pele tem uma barreira cutânea, que é a camada que fica sobre a epiderme, constituída por gorduras, que têm função de proteger e preservar a hidratação e saúde da pele. É o que se chama de manto hidrolipídico.
Este manto hidrolipídico tem algumas funções relacionadas com a defesa da pele, que é o maior órgão do corpo humano:
- Regular a perda transdérmica de água;
- Determinar o pH da pele, criando condições favoráveis às bactérias que vivem em harmonia na sua superfície e que têm função de defesa contra outros microrganismos indesejáveis;
- Proteger a pele de agressões externas, como clima, poluição e exposição solar.
Manter a hidratação em dia ajuda a conservar essa proteção natural e também evita que uma pele ressecada sofra descamação, o que poderia contribuir para a formação de dermatites e eczemas.
Dicas de como manter a pele hidratada ao longo do dia
Estas são dicas que se aplicam à pele do rosto e do corpo.
Usa hidratantes logo após o banho
O momento em que saímos do banho é quando nossa pele absorve melhor os produtos que usamos e, portanto, é o mais indicado para a hidratarmos com um bom creme de corpo, por exemplo.
Eu já não concebo a ideia de tomar banho e não colocar creme a seguir, parece que se não o fizer, fico cheia de comichão e uma sensação de ressecamento na pele.

Investe em óleos naturais
Os óleos são diferentes dos cremes hidratantes. Não costumam ser absorvidos pela pele mas atuam como uma espécie de película que se mantém na superfície da pele por até 24 horas, ajudando a impedir a desidratação e dificultando a penetração de micro-organismos e, assim, evitando doenças de pele. São mais indicados para as áreas mais ressecadas do corpo.
Com exceção do rosto, eles podem ser usados no corpo todo para ajudar a manter hidratação natural da pele ao longo do dia.
Tomar banhos mais curtos e mais frios
Eu sei que sabe bem (eu pelo menos gosto de um banho bem quentinho) mas passar muito tempo no banho quente pode afetar a proteção natural da pele, porque o calor da água retira a oleosidade natural que temos e deixa-a mais seca.
Para evitar que isso aconteça, é importante tomar uns banhitos mais rápidos e menos quentes… Quem aguentar pode experimentar o banho frio.
Intensifica a rotina de hidratação de acordo com as mudanças climáticas
A nossa pele sofre com as alterações do tempo.
Quando o tempo está mais seco, o ambiente naturalmente rouba água do organismo, deixando a pele mais seca. Por isso precisamos reformar a hidratação, tomar banhos mais frios e mais rápidos.
Bebe líquidos, em particular água
Temos que manter o corpo hidratado. O nosso organismo é composto em grande parte por água e nós, muitas vezes, esquecemo-nos disto e, especialmente nos dias mais frio, não bebemos nada.
Então, que faça frio ou calor, é importante beber pelo menos 1,5 litros a 2 litros de água por dia. Mesmo que não apeteça.

Toma cuidado com fatores externos
Evita:
- a exposição solar (principalmente sem protetor solar),
- o vento
- ambientes muito secos
- ares condicionados.
Tem ainda cuidado com o calor excessivo.
O clima influencia muito a condição de hidratação da pele, não só do rosto como do corpo todo.
A pele do rosto, por exemplo, é muito sensível ao vento. Por isso, nunca devemos expor essa região sem usar um bom hidratante, que deve ser passado antes do filtro solar, logo pela manhã.
Será por acaso que os pescadores têm a pele ressequida? Resposta correta: não é por acaso.

Escolher o produto ideal para o seu tipo de pele
Conhecer o tipo de pele é fundamental na hora de escolher os produtos certos, que atendam às necessidades da sua pele e assim obter o efeito desejado da hidratação.
Há pessoas que vão muito pelo fator preço: “ah este está em promoção? Então siga!”
Se calhar esta não é a melhor forma de escolher, especialmente se estivermos a falar do rosto.
Se procurarmos um creme de rosto, convém analisar se a pele é oleosa, seca, mista ou normal para podermos utilizar o produto ideal. É que a pele do rosto é diferente da pele do corpo.