
Há 7 características que todas as empreendedoras de sucesso têm. É o que faz delas diferentes.
Nenhuma dessas características envolver ter ou não nascido num berço de ouro, viver num determinado país ou ter mais ou menos dinheiro.
Nenhuma destas 7 características de uma empreendedora de sucesso é exclusiva ou reservada para elites.
Tu também as podes ter e ser, por isso, uma empreendera de sucesso.
Vamos conhecer essas 7 características…
Automotivada
Um dia li uma frase que dizia o seguinte: “Tem disciplina para não dependeres tanto da motivação”. A verdade é esta: é difícil manter a motivação.
Sabes porquê?
Porque seja em que atividade for há sempre dias que não correm tão bem, há sempre objetivos que falhas, há sempre pessoas que te chateiam, há dificuldades e pedras no caminho. Não há como fugir disto, faz parte.
Manteres a motivação quando a coisa não corre bem, é desafiante.
O que é que vejo a acontecer muitas vezes?
Vejo pessoas a “arrear” nos seus objetivos porque “alguém” não os motiva.
De vez em quando lá vem aquela justificação “ah, eu não consigo os meus objetivos porque a minha chefe não me motiva!”
E quem motiva a tua chefe? E quem motiva a chefe da tua chefe? Em última instância, por essa lógica, vai haver sempre alguém que não é motivado por ninguém. Certo?
Errado! A motivação vem de dentro.
Tu tens que ser a tua própria fonte de motivação, os teus sonhos e objetivos é que têm que ser o teu motor de crescimento.
Tu é que tens de ESCOLHER afastar-te da negatividade que te rodeia, tu é que tens que escolher por que assuntos te vais interessar, as pessoas que de que te queres rodear.
Sai dessa do “eu não tenho sucesso porque o meu marido não me apoia, a minha chefe não me motiva, blablabla!”
Portanto, as empreendedoras de sucesso têm todas esta característica, motivam-se a elas próprias com base naquilo que querem trazer para a sua vida.
Determinada
Quando põe uma ideia na cabeça não há quem a faça esquecer.
A empreendedora de sucesso traça metas, planos de ação, acredita, faz os ajustes que tiver que fazer, corrige o que tiver que corrigir, pode ter vários ritmos na caminhada, mas persiste… aquilo é para acontecer e vai acontecer. Ponto.

Não desiste facilmente
Sabes que há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam? É verdade!
Há algumas pessoas que dizem que querem realizar alguma coisa, decidem que vão começar mas, na realidade, falta-lhes ação. Algumas até começam mas desistem na primeira adversidade.
Por exemplo, querem ser Parceiro de Marca da Oriflame e ter um ganho a recomendar e vender cosméticos. Falam com uma pessoa ou duas e desistem a seguir “ah, isto não é para mim! Não tenho jeito!”
Não. O problema não é propriamente a falta de jeito, porque tudo se aprender. O problema é tu desistires antes de aprenderes porque dá trabalho.
As empreendedoras também falham e fracassam, só que usam esses obstáculos e fracassos para aprender lições. Não deixam que os problemas as deixem desistir e as afastem do que tanto desejam ver acontecer.
Os obstáculos se tornam lições para ela, ela aprende com os erros e não deixa que os problemas a faça desistir tão fácil do que ela tanto almeja.
Serve as pessoas
“Servir bem para servir sempre”. Uma empreendedora de sucesso procura sempre dar o seu melhor no trabalho para conquistar os seus clientes com o seu excelente serviço.
Nós, enquanto Parceiras de Marca da Oriflame devemos estar mais concentrados em ajudar quem está do outro lado, a resolver um problema que tenha do que em “vender”.
Se ajudarmos a pessoa a resolver o que ela quer, quer seja uma questão de autocuidado, de autoestima, falta de confiança ou falta de dinheiro, ou seja o que for, a “VENDA” acaba por acontecer naturalmente.
Já lá vai o tempo do “impingir”.
Ninguém gosta que lhe impinjam nada. Eu não impinjo nada a ninguém, falo naquilo que me parece que iria ajudar, a partir daqui quem toma a decisão é a pessoa do outro lado.
As empreendedoras de sucesso valorizam a qualidade do serviço que prestam.
Se tiveres qualidade no que fazes, as vendas acontecem, as equipas permanecem e os resultados surgem.
Autenticidade
No mundo em que vivemos, que temos acesso a tudo e a todos, é muito fácil ceder à tentação de imitar outros, de copiar outros.
Acredita, nós olhamos para o lado, vemos que alguém faz assim ou assado, gostamos… aquilo parece estar a resultar… e quando damos conta, já fomos… lá estamos nós a imitar em vez de sermos originais.
Muitas vezes estamos a querer fazer coisas que estão completamente fora da nossa vontade e daquilo com que nos identificamos.
Quando é assim, torna-se um massacre. Chega ao ponto em que já não vais conseguir continuar a “tentar” ser como esta ou aquela pessoa e lá vai todo o trabalho que tinhas feito.
Mais vale assumires desde logo o que gostas, como gostas, a tua identidade, a tua personalidade.
Mentaliza-te que não vais agradar a todos. Assume o que és e de certeza que vais acabar por encontrar a tua tribo, aquelas pessoas que gostam de ti como tu és, que se identificam contigo.
Não há 2 pessoas iguais e não queiras ser mais do mesmo. Sê tu. Sendo tu mesma, não tens concorrência de ninguém! Isso é que te dá valor. Muito.
Autenticidade é tudo.

Investe em ti
Acredito que essa seja uma das características mais importantes de uma empreendedora. Entender que empreender requer conhecimento e estudo. Tens de evoluir… de estar sempre atenta às novas práticas, às novas formas de fazer mais e melhor.
A procura por conhecimento deve ser uma constante. Investir no teu desenvolvimento pessoal e profissional é muito importante para fazeres crescer a tua marca pessoal e os teus resultados.
Sabes porquê?
Porque consegues SERVIR melhor as pessoas e, com isto, fidelizar mais os clientes, a equipa. Vai de encontro ao ponto que te falei antes de servir bem.
Resiliência
O caminho não é só feito de flores. Há momentos em que tudo flui, há outros em que parece que nada resulta.
É preciso perceber que isto faz parte.
Tens de encontrar forma de lidares com os desafios que te aparecerem pelo caminho.
É normal que num dia te apeteça mandar tudo às urtigas. As grandes empreendedoras de sucesso também têm esses dias. Só que em vez de desistir, descansam. No dia a seguir, lembram-se do que as fez começar e voltam à carga.
Ser resiliente e persistente é fundamental para chegares aos resultados que queres ter na tua vida.
Conclusão
Resumindo:
1 – Automotivação
2 – Determinação
3 – Persistência/Não desisitir facilmente
4 – Servir
5 – Autenticidade
6 – Investir em ti
7 – Resiliencia
São 7 características que todas as empreendedoras bem-sucedidas têm.
Tudo isto se trabalha.
Se achas que não tens, convido-te a vires trabalhar comigo para trabalharmos estas competências e termos ainda mais sucesso juntas.