
Tens muitos objectivos na tua vida?
E se te disser que os objectivos não são assssiiiimmmm tão importantes?
Quer dizer, são importantes, para nos ajudarem a definir o caminho… mas para fazer esse caminho, é muito importante um sistema.
Sistemática é uma palavra que uso muitas vezes.
Diz o dicionário que ‘sistemática’ é o acto ou efeito de sistematizar. Que é metódico ou ordenado. Que é constante, contínuo ou persistente.
Porque vos falo disto?
Porque esta foi uma das minhas descobertas mais transformadoras ao longo do meu caminho na Oriflame.
Como assim?
Os objectivos como destino…
Todos nós, quando abraçamos um projeto, seja ele qual for, queremos ter sucesso. Certo? Quer seja nos estudos, quer seja numa dieta, num plano de exercício, num negócio, num relacionamento.
Queremos ser bem sucedidos
- se for numa dieta queremos ver os quilos a desaparecerem
- se for num plano de treino, queremos ver o corpo mais tonificado
- Se for um relacionamento, queremos sentir aquelas borboletas todas na barriga
- Se for num negócio, queremos ver o dinheiro a entrar.
É assim?
Acredito que sim.
Portanto, quando aderi à Oriflame queria ganhar dinheiro. E comecei logo a ganhar.
Fui desenvolvendo a minha carreira, sempre a retirar um extra… mas sentia que podia ganhar mais. Só não sabia como, nem sabia se estaria disposta a fazer o que era preciso fazer para ganhar efetivamente mais.
Cheguei a um momento do meu percurso em que tive que olhar para o que estava a fazer e perceber o que podia melhorar.
Já fazia algumas coisas boas, mas de facto algo deveria estar a faltar e que me impedia de dar o passo seguinte.
Cheguei à conclusão que o que me faltava era sistemática de trabalho.
A nossa atividade enquanto assessores e enquanto líderes Oriflame oferece-nos a liberdade de trabalharmos no horário que quisermos e como quisermos.
Se não formos disciplinados, quando dermos por nós vamos estar a “empurrar com a barriga” aquelas tarefas que gostamos menos de fazer. E quando damos conta, já passaram os 21 dias do catálogo e não fizemos nada.
Temos que ser honestos e francos connosco se quisermos evoluir.
Eu apercebi-me disso.
O sistema como caminho
Percebi que precisava criar alguns hábitos, alguma regularidade no trabalho que estava a fazer para que pudesse ter mais resultados.
De que adianta hoje falar com 50 pessoas, fazer 50 publicações no Facebook e enviar 50 emails e depois, no resto dos dias todos não fizer nada?
De que me adiante hoje passar 5 horas no ginásio e depois o resto do mês não colocar lá os pés? De que me adianta estar hoje a estudar 15 horas e depois não estudar mais?
- É melhor estudar menos horas mas estudar todos os dias.
- É melhor treinar 3 vezes por semana e treinar o mês todo, o ano todo.
- É melhor fazer algumas tarefas todos os dias, por menos e mais pequenas que sejam, do que querer fazer tudo num dia e não fazer mais.
Quando percebi isso, comecei a planear mais o meu trabalho, a definir certas tarefas que tinha que fazer a cada dia e a ser mais constante.
Isso ajuda até a nossa própria equipa e os nossos clientes a terem mais confiança no nosso trabalho e a gerir as suas próprias agendas.
Um exemplo deste aspeto é o seguinte…
Nesse meu plano, defini que haveria de fazer uma apresentação de catálogo de 3 em 3 semanas. Na primeira sexta-feira de cada catálogo todas as pessoas da minha equipa sabem que eu estarei na Póvoa de Varzim a apresentar as novidades, faça chuva ou faça sol, seja feriado ou fim-de-semana prolongado…
Estou lá, sem desculpas. Já nem lhes preciso dizer nada porque as pessoas sabem que estou lá.
O poder de ter um sistema
Por norma, crio o evento no Facebook. Não é tanto para as pessoas que já estão na equipa (porque essas já sabem que SISTEMATICAMENTE à sexta-feira estamos lá) mas para pessoas novas, que ainda não nos conheçam.
Houve um dia que me esqueci de criar o evento no Facebook… As pessoas que costumam ir apareceram todas. Não foi preciso avisar. Este é o poder de um sistema.
Em breve vamos conversar mais sobre isto.